Autores

Consultores Cegoc

Consultores Cegoc

A CEGOC está presente em Portugal desde dezembro de 1962. Desenvolve e co-constroi com os seus clientes soluções que potenciam a transferência da aprendizagem para o local de trabalho, conjugando diferentes meios digitais e modalidades, provocando uma melhoria efetiva e mensurável na performance individual e nos resultados das empresas clientes. Desta forma contribui para a transformação das equipas e organizações de acordo com as suas necessidades.

Somos a única empresa no mercado Português que, sob a mesma marca, opera há quase 60 anos no setor da Formação, Consultoria, Coaching e Recrutamento & Seleção, apostando constantemente na inovação dos seus métodos, instrumentos e abordagens pedagógicas. O nosso propósito é impulsionar o sucesso de Pessoas e Organizações, ajudando-as a superar os seus limites e a conquistar patamares superiores de competência, ousadia e competitividade.

A CEGOC pertence ao Grupo Internacional CEGOS, líder internacional em Formação e Desenvolvimento das pessoas nas organizações, que opera nos 5 continentes e possui mais de 93 anos de experiência.

Maria João Ceitil

Maria João Ceitil

HR Consulting Coordinator da CEGOC

Ver todos os textos do autor ( 19 )

A ocupar atualmente o cargo de HR Consulting Coordinator na CEGOC, é ainda detentora de uma vasta experiência como Consultora e Formadora nos domínios de Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Performance Organizacional e Executive Coach.

Ao nível da formação superior, possui um Mestrado Integrado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), um Mestrado em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão (ISEG) e uma Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Humanos, na Perspectiva da Gestão com as Pessoas, pela Universidade Lusófona.

Possui também diversas certificações e formações, nomeadamente a Certificação em Executive Coaching pela Escola Europeia de Coaching de Lisboa, a certificação em Dynamic Coaching pela Go4 Consulting e a Formação Pedagógica Inicial de Formadores pela CEGOC.

Catarina Correia

Catarina Correia

Licenciada em Design de Equipamento pela Universidade de Lisboa e com uma Pós-Graduação em Marketing Management, no IPAM.

Experiência como Responsável de Marketing e Comunicação, de várias empresas de formação, onde fazia a gestão do Departamento de Marketing e Comunicação, a implementação de várias ações de marketing e desenvolvia o mercado Nacional e Palop’s, através da promoção de contactos estratégicos, criando e desenvolvendo produtos fulcrais na expansão da empresa, em diferentes modelos de participação.

Neste momento sou Head of Marketing & Communication da CEGOC, tenho mais de onze anos de experiência em Vendas & Marketing e Marketing online.

Considero-me uma entusiasta de marketing digital, e especialista em social media marketing, gestão comunitária e geração de leads.

António Teixeira

António Teixeira

Formador, Consultor e Advogado (Área Laboral)

Ver todos os textos do autor ( 15 )

Formação:
– Pós-Graduação em Direção Comercial – ISCTE –INDEG
– Certificação Nível Master em Mind Maps – UpsideUp
– Certificação em Coaching por Valores – Simon Dolan
– Certificação em Coaching Desportivo – Bizpoint
– Certificação Internacional em Business Coaching –More Institut
– Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos – Universidade Autónoma de Lisboa
– MBA em Gestão de Negócios e Liderança – Universidade Autónoma de Lisboa
– Pós – Graduação em Gestão Jurídica de Empresas – Universidade Católica Portuguesa
– Pós – Graduação em Psicologia do Desporto – ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada
– Pós- Graduação em Direito Comercial – Universidade Católica Portuguesa
– Pós – Graduação em Ciências Jurídicas – Universidade Católica Portuguesa
– Pós – Graduação em Direito do Trabalho – Universidade Nova de Lisboa
– Pós Graduação em Direito do Trabalho – Universidade Clássica de Lisboa
– Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses
– Licenciatura em Direito – Universidade Lusíada de Lisboa

Experiência Profissional:
– 1999/2016 – EMPARK, S.A. – Diretor de Recursos Humanos
– 1996/1998 – GISPARQUES, S.A. – Operador de Estacionamento e Coordenador de Operações do Projeto EXPO 98
– 1997/1998 – MOPE, LDA – Gestor de Cobranças
– 1995/1996 – VIDAGO, MELGAÇO & PEDRAS SALGADAS, SA – Assessor Jurídico Estagiário da Administração
– Enquanto Formador, colaboração habitual com várias Empresas de Formação.

Consultores Cegos

Consultores Cegos

– Mathilde Bourdat
Responsável pela formação de coaches do Grupo CEGOS. Anteriormente foi Human Resource Development (HRD) no setor da indústria e vice-diretora de um centro de formação profissional.

– Florence Gillet-Goinard
Gestora de Oferta e Expertise, Grupo CEGOS. Responsável pelo Mestrado Especializado em Gestão Global de RSE e Desenvolvimento Sustentável da Cegos em colaboração com MINES ParisTech. Experiência em Consultoria e formação QSSE inter-empresa; Conceção e animação de estágios intra e inter-empresas, Co-autora dos livros “Du Responsable qualité”, “De la relation client” e “Du parcours professionnel”.

– Laurent Maimi
Detentor de um D.E.A em Produtividade na Universidade de Paris VI, é atualmente formador no Grupo CEGOS em “Fornecedores, Organização e Produção”. Nos 25 anos de experiência que possui no desenvolvimento das organizações e sistema de gestão, sempre se preocupou em aportar valor aos seus clientes nas suas atividades profissionais. É autor da obra “All Production Function” reeditada pela Dunod em 2015, no qual formalizou o conceito de criação de valor “equilibrado” entre os 3 P’s: People-Profit-Planet.

– Annette Chazoule
Após mais de 15 anos de experiência operacional em Recursos Humanos, nos setores da Indústria e Distribuição Especializada, entrou no grupo CEGOS em 2000, onde exerce vários cargos: Responsável pela oferta de formação de formadores, DHR, manager de oferta e eficiência profissional e, desde janeiro de 2011, gestora de fornecimento e experiência na formação de gestores.
É igualmente coach e formadora de gestores, graduada pela Universidade Paris 8 e certificada em Process Communication (R).
Como parte das suas funções, desenvolve a oferta de formação e conteúdo pedagógico, dirije uma comunidade de especialistas em RH e práticas de gestão interna e faz a gestão de uma rede de 40 consultores seniores externos. Participou na redação de 2 livros: “Manager by Skills” (Editions Liaisons) e “All management function” (Editions Dunod-CEGOS). Os seus temas de reflexão focam-se na questão intergeracional (idosos e gerações X e Y), na evolução da posição das mulheres gestoras nas empresas e na qualidade de vida no trabalho.

Cátia Silva

Cátia Silva

Head of Open Courses Business Development | Multimodal Learning & Development Advisor

Ver todos os textos do autor ( 12 )

Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE.
Mestrado em Direção Comercial e Marketing pelo “Instituto Universitario de Posgrado” em Espanha.
MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Gestão & Negócios – Universidade Autónoma de Lisboa.
Professional Diploma in Marketing Digital, pelo Digital Marketing Institute.
Practitioner em Programação Neuro Linguística pela “The Northern School of NLP & Associated Studies” no Reino Unido.

Responsável pela Formação Inter Empresas CEGOC no seu todo e pela oferta específica na área de Vendas & Negociação Comercial tem, também, experiência na Gestão de Carteira de Clientes e na Gestão de Projetos de Intervenção/Formação.
Responsável pela condução de ações de formação em diversas geografias (Europa, América Latina e África), através de distintas modalidades (formação presencial, 100% digital, blended e outdoor).

Mário Ceitil

Mário Ceitil

• Licenciado em Psicologia pelo ISPA;
• Professor Universitário;
• CERTIFIED EXECUTIVE COACH pelo FranklinCovey/Columbia University Executive Coach Certification Program (Salt Lake City – EUA);
• PROGRAMA DE FORMACIÓN DE COACHES PROFESIONALES – Nivel Básico (ACSTH – Approved Coach Specific Training Hours), pela Escuela de Coaching Ejecutivo da Tea-Cegos (Madrid, Espanha);
• PROGRAMA DE FORMACIÓN DE COACHES PROFESIONALES – Nivel Avanzado (ACSTH – Approved Coach Specific Training Hours), pela Escuela de Coaching Ejecutivo da Tea-Cegos (Madrid, Espanha);
• Managing Partner da Cegoc, de 1993 a 2015;
• Consultor e Formador da Cegoc, desde 1981.
• Coordenador da Escola de Coaching Executivo (2015/2016),

Pedro Diegues

Pedro Diegues

Competitive Intelligence, Foresight & Strategy Advisor

Ver todos os textos do autor ( 9 )

Licenciado em Gestão de Sistemas de Informação, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA).
Master em Gestão de Sistemas de Informação, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Certificado Master em Competitive Intelligence, pela Fuld-Gilad-Herring Academy of Competitive Intelligence (ACI).
Especializado em Cenários e Estratégia pela Universidade de Oxford: Said Business School através do Programa Executivo em Strategy: Scenarios Programme.
É Co-Fundador do Chapter Português da Society of Competitive Intelligence Professionals (SCIP) e Embaixador da SCIP em Portugal.

Nos últimos 18 anos trabalhou nas mais variadas indústrias, como Retalho, Telecomunicações, Energia e Banca, desempenhando funções nas áreas de: Estratégia, Competitive Intelligence, Business Intelligence, Knowledge Management, Coaching e Arquitetura de Sistemas de Informação. Desenvolveu e coordenou unidades de “Research and Competitive Intelligence”, Desenvolveu, criou e coordenou uma Universidade Corporativa e uma plataforma de eventos Tecnológicos, integrou unidades de planeamento estratégico. É um apaixonado pela Competitividade das organizações e por encontrar Cenários e alternativas ao estado atual das indústrias.

António Alvarenga

António Alvarenga

António Alvarenga tem trabalhado nas áreas da Prospetiva/Cenários, Estratégia e Inovação durante os últimos 20 anos em diferentes contextos e com responsabilidades distintas.

É fundador e CEO da ALVA Research and Consulting. Tem um Doutoramento em Ciências de Gestão e uma vasta experiência na coordenação de workshops e sessões de formação em métodos de Prospetiva Estratégica, Cenários e Análise de Tendências / Scanning.

É Professor Associado Convidado na Nova SBE (UNL) e no ISEG (UL). Foi Diretor do Departamento de Estratégias e Análise Económica da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Relator do Compromisso para o Crescimento Verde do MAOTE – Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Diretor do Departamento de Inovação e Sectores Estratégicos da Câmara Municipal de Lisboa e Diretor de Serviços de Prospetiva Estratégica do DPP – Departamento de Prospetiva e Planeamento (DPP).

Tem várias publicações, intervenções regulares na comunicação social e participações em conferências e projetos nacionais e internacionais.

Ricardo Martins

Ricardo Martins

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e formado em Gestão e Marketing pelo INSEAD, Ricardo Martins soma no seu currículo uma experiência nacional e internacional de quase 20 anos nas áreas de consultoria, formação e desenvolvimento profissional.

Depois de integrar a Global Team International Marketing Consultants, onde trabalhou na implementação de projetos de Marketing Operacional aplicados a empresas de renome como a Coca-cola, Heineken, P&G ocupa atualmente o cargo de Diretor Geral da CEGOC em Portugal.

A CEGOC integra o Grupo CEGOS, líder internacional na área de Learning & Development, com quase um século de experiência e presença ativa em mais de 50 países.

Nuno Fradique Jerónimo

Nuno Fradique Jerónimo

Perto de 20 anos de experiência em liderança de equipas vendas.
Inicio de carreira profissional no grupo PT no lançamento de equipas comerciais no “Sapo ADSL” e coordenação de parceiros. Assumi funções de gestão na ZON e atualmente na NOS com função de gestão canais comerciais e coordenação da área de planeamento e controlo da atividade vendas diretas.

Sou apaixonado pela vida, pela arte de comunicar e de influenciar.
considero-me um bom comunicador e contador de histórias, nos últimos anos enveredei pelos estudos em coaching, neuro negociação e liderança. MBA Gestão de Empresas e Pós Graduação em Sales Managment.
Com uma experiência de 20 anos no ramo das telecomunicações, atualmente Manager na NOS, estou habituado à pressão, sucesso, falhanço e aprendizagem que fazem parte das atividades comerciais.
Regularmente, partilho conhecimento em palestras em eventos de beneficiêcnia, colaborei com o Junior Achivement Program, ajudando alunos a enfrentar desafios escolares, sociais e profissionais.

João Braz Pereira

João Braz Pereira

FranklinCovey Portugal General Manager

Ver todos os textos do autor ( 6 )

João Braz Pereira assume funções de General Manager da FranklinCovey Portugal e Head of Customer Performance Development na CEGOC, sendo especialista nas áreas de Training e Project Management, Empreendedorismo e Town Centre Management.

Do seu percurso profissional fazem parte a criação da Luanda Business School e experiências de consultoria, gestão e formação em contexto público e associativo na ANJE, AEP, Eurisko, Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto; de gestão e administração no setor IT; de ensino superior e pós-graduado na ESAD e uma vasta experiência na área comercial e de desenvolvimento de RH: XEROX, Setor Imobiliário, Galileu, Dale Carnegie.

É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e pós-graduado em Real State Management pela mesma instituição.

Fátima Gonçalves

Fátima Gonçalves

Head of Learning & Development Solutions e Consultora Certificada FranklinCovey

Ver todos os textos do autor ( 5 )

Licenciada em Psicologia pelo ISPA (pré-Bolonha). Mestrado Integrado em Psicologia (pós-Bolonha).

Consultora Gestora de Projetos nas áreas de Desenvolvimento Pessoal; Comunicação e Técnicas de Expressão; Liderança e Desenvolvimento de Equipas;
Responsável pela área de Formação Pedagógica de Formadores.
Certificação em Coaching pela Escola Europeia de Coaching (programa homologado pela ICF);
Formadora Certificada para produtos FranklinCovey;
Certified Executive Coach pela FranklinCovey/Columbia University Executive – Coach Certification Program (Salt Lake City – EUA).

António Luis Lopes

António Luís Lopes

Técnico Sénior – Área de Suporte Corporativo

Ver todos os textos do autor ( 5 )

– Licenciatura – Sociologia – FCSH – Un. Nova de Lisboa
– Pós Graduação – Gestão RH – INDEG / ISCTE

Experiência Profissional:
– 1987 – 1989 – Oficial da Reserva Naval na Marinha de Guerra Portuguesa;
– 1990 – Chefe do Serviço de Pessoal – Gráfica Europam / Publicações Europa-América – Mem Martins;
1990 – 2015 – Técnico – Gabinete de Estudos e Planeamento – Direção de Pessoal / CGD – Caixa Geral de Depósitos; Técnico – Gabinete de Recrutamento, Estágios e Formação; Coordenador de Gabinete – Unidade de Comunicação RH da Direção de Pessoal – CGD;
Atualmente – Assessoria Técnica / Suporte Corporativo (Área de Apoio à Administração) – CGD;
– Formador profissional em regime livre;
– Diversos artigos publicados sobre Comunicação Interna e Gestão RH em revistas da especialidade; orador convidado na 11ª Expo RH – Centro de Congressos do Estoril – Março 2012.

Sandra Brito Pereira

Sandra Brito Pereira

Diretora de Recursos Humanos no Banco Montepio

Ver todos os textos do autor ( 4 )

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Economia e Doutorada em Psicologia Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada com parte escolar concluída na Universidade de Hertfordshire no Reino Unido e na Universidade de Columbia nos Estados Unidos da América. Completou recentemente o Advanced Management Program na Kellogg School of Management em Chicago e o programa Organization Learning in Action no IMD na Suíça.
Leciona em várias Universidades há mais de 20 anos, em disciplinas de gestão e de direito, em diversas licenciaturas e mestrados encontrando-se atualmente a lecionar Talent Development na NovaSBE.

Foi durante vários anos Advogada e Consultora nas áreas de Direito Societário, Imobiliário, Turístico/Hoteleiro e Laboral. Exerceu igualmente funções como Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Secretário de Estado do Tesouro e Finanças e do Ministro da Presidência. Foi Administradora Executiva na Invesfer, empresa participada da Refer na área da rentabilização de ativos imobiliários. Foi Diretora na Carris nas áreas de Património Imobiliário, Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional e Relações Internacionais.

Nos Recursos Humanos, trabalhou sempre primordialmente nas áreas da formação, partilha de conhecimento e desenvolvimento organizacional, Mudança organizacional, Comunicação interna, Gestão de Talento, Programas de Liderança. Foi recentemente responsável pelo Knowledge Centre como Head of Knowledge do Grupo Jerónimo Martins e ocupa hoje o cargo de Diretora de Recursos Humanos no Banco Montepio.

Pedro Raposo

Pedro Raposo

Licenciou-se em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, e é pós-graduado em Estudos Europeus pela UCP e em Politicas de Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo ISCTE. Tem formação na área de Recursos humanos pelo INSEAD, UCLA, IMD, KELLOG e Harvard, entre outros.

Iniciou a sua vida profissional no Grupo Jerónimo Martins como estagiário, depois como comercial no Pingo Doce, seguindo-se o convite para trabalhar no Departamento de Recursos Humanos do Pingo Doce e, posteriormente, a liderança dos Recursos Humanos do Recheio, em Braga.
Em 2000, entra no Banco Espírito Santo como responsável pela Gestão de Quadros, assumindo, dois anos depois, a direção do Departamento de Recursos Humanos no cargo de Diretor Coordenador. Aqui destaca como principais projetos ter feito parte do grupo de trabalho encarregue da integração dos bancários para a Segurança Social e também do grupo de trabalho responsável pela passagem parcial dos fundos de pensões da Banca para o Estado.

Foi membro do grupo negociador da Associação Portuguesa de Bancos, nomeadamente nas negociações anuais do Acordo Coletivo de Trabalho do Setor Bancário com os Sindicatos, e é atualmente membro do Conselho Editorial da Revista HR e do conselho Estratégico para a Formação de Executivos da Universidade Católica.

Atualmente, ocupa o cargo de Diretor do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos do Banco de Portugal.

Rita Xavier

Rita Xavier

Directora de Recursos Humanos NOKIA portugal

Ver todos os textos do autor ( 3 )

No momento de decidir o que gostaria de fazer, optou por uma área que permitisse “fazer as pessoas mais felizes no sitio onde passam mais tempo, no seu trabalho”. Com o seu propósito definido, a escolha académica tornou-se mais simples ao licenciar-se em Psicologia Social e das Organizações, tendo consolidado a sua formação academica com uma pós-graduação em Gestão Empresarial.

Iniciou a sua carreira profissional como consultora júnior na Deloitte, participando e gerindo projetos em todas as vertentes de RH em diferentes industrias (Financeira, Retalho, Media, Construção, Utilities, Sector Público e IT). A experiência adquirida nesses anos levou-a a entrar numa direção de RH de uma Software House (SAP) como HRBP, coordenado e desenvolvendo projetos de RH para Espanha, Portugal, Grécia e Rússia, num ambiente digital internacional e multicultural. Depois de uma experiência como Directora de RH da Capgemini Portugal, abraçou o desafio de ser atualmente Directora de Recursos Humanos e gerir os mais de 1000 talentos da Nokia Portugal.

Rir da vida, das suas adversidades e de si mesma é algo constante e é apaixonada por áreas de Liderança, Coaching (é uma coach certificada), Desenvolvimento Pessoal, Empreendorismo e Teatro.

Célia Carrasqueiro

Célia Carrasqueiro

DRHC, Coach, Docente, Oradora e Consultora

Ver todos os textos do autor ( 3 )

Nascida na Alemanha há 44 anos, Célia Carrasqueiro possui Licenciatura em Comunicação Organizacional (ESEC), Pós Graduação em Gestão de Organizações e Pessoas (FEUC), Pós Graduação TSHST nível VI (ANFORCE) e uma Especialização em Psicologia das Organizações (ISPA). Em curso, encontra-se a sua formação em International Coach Training at Robbins-Madanes Training com Tony Robbins, Cloe Madanes, Mark Peysha and Magali Peysha.

Desde 1996, ocupa o cargo de Diretora de Recursos Humanos e Comunicação da Verallia Portugal. Destaca-se também a sua experiência profissional como Vice-presidente da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, Elemento da Direção da Incubadora de Empresas, Sócia-Gerente da Stone Splash, Marketing, Des. Pessoal e Coaching.

Paralelamente, exerce como Docente em várias instituições de renome, nomeadamente, ESCE do IPVC, ISEP do IPP, ESEC e ISCAC do IPC. Também é Oradora em diferentes seminários a nível nacional e internacional, formadora e Coach com PNL.

Cláudia Silveira

Cláudia Silveira

Diretora do Lusíadas Knowledge Center

Ver todos os textos do autor ( 3 )

Cláudia Silveira é uma gestora sénior orientada a pessoas e resultados através de entregas consistentes e bem sucedidas. Possui uma longa experiência
em liderar equipas multifuncionais com diferentes perfis e especial
facilidade em estabelecer relacionamentos duradouros e profícuos
com clientes, fornecedores, instituições e outros stakeholders.

O que mais desafia Cláudia são os projetos de transformação que permitam a clara evolução das equipas e das Organizações. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora do Lusíadas Knowledge Center.

Alina Oliveira

Alina Oliveira

Consultora, Formadora e Coach

Ver todos os textos do autor ( 2 )

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.

Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.
Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Comecei a trabalhar na CEGOC ainda estava a terminar o curso de Psicologia. Lidar quotidianamente com diferentes pessoas e desafios tem sido uma fonte preciosa de aprendizagens contínuas.

Enquanto blogger, espero sobretudo pôr os leitores a pensar – concordam/gostam/discordam…- e a comentar. Este “diálogo” pode ser continuado e aprofundado (numa reunião ou sala de formação).

Sophie Devonshire

Sophie Devonshire

Especialista em aceleração de negócios e CEO da The Caffeine Partnership

Ver todos os textos do autor ( 2 )

Sophie Devonshire é CEO da The Caffeine Partnership, autora do livro “Superfast: Lead at Speed” e especialista em aceleração de negócios.

Sophie ajudou na aceleração do crescimento de inúmeras startups e empresas globais, incluindo a Farfetch, Procter & Gamble, Interbrand, Leo Brunett e Coca-Cola.

No Business Transformation Summit 2019, liderou o Acceleration Workshop “Superfast – How to Set the Pace and Lead in a World of Speed”.

Gary T. Judd

Gary T. Judd

Practice Leader of FranklinCovey’s Global Speed of Trust Practice

Ver todos os textos do autor ( 2 )

Gary Judd é Practice Leader da FranklinCovey e especialista global no desenvolvimento de culturas movidas pela Velocidade da Confiança. Através da aplicação dos princípios estabelecidos por Stephen M. R. Covey no seu bestseller “The Speed of Trust”, Gary já ajudou a desenvolver os níveis de confiança e a catapultar a liderança de numerosas organizações que integram a lista Fortune 500 e onde se incluem Disney Company, Marriott Corporation e Shell Oil.

No Business Transformation Summit 2019, Gary T. Judd liderou o Acceleration Workshop “The SPEED of TRUST: The One Thing That Changes Everything”.

Pedro Ramos

Pedro Ramos

Diretor de Recursos Humanos do Grupo TAP Air Portugal

Ver todos os textos do autor ( 2 )

É PhD (Doutor) em Economia de Empresa y Finanzas pela Universidade Rey Juan Carlos (Madrid), Mestre em Sociologia do Emprego pelo ISCTE (Lisboa) e Licenciado na área das Ciências da Educação.

É atualmente Diretor de Recursos Humanos do Grupo TAP Air Portugal, tendo anteriormente desempenhado o cargo enquanto Administrador Executivo com os pelouros dos RH (CHRO), Operações (COO), Comercial (CCO) e IT (CIO) na Groundforce Portugal. Possui mais de 20 anos de experiência na direção de topo de Recursos Humanos em várias Empresas de grande dimensão, nomeadamente: Groundforce, CARRIS, Grupo ETE, OGMA-Industria Aeronáutica de Portugal, Grupo GECI Internacional, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, entre outras.

É também professor universitário nas áreas de Gestão, Liderança e de Gestão de Recursos Humanos, sendo um orador e formador convidado em vários eventos e seminários nacionais e internacionais nas áreas de GRH e Liderança.
É autor de várias publicações, artigos científicos e técnicos e revistas nas áreas de Gestão de Pessoas e Liderança nas organizações e acaba de lançar em coautoria na Leadership Summit Lisbon o livro “LIDERANÇA: para onde vamos a partir daqui?”

Recebeu ao longo da sua carreira vários prémios e distinções de excelência pelo seu exercício de funções enquanto Gestor de Pessoas.

Patrícia Valinho

Patrícia Valinho

Estratega da inovação, marketing e desenvolvimento de negócios

Ver todos os textos do autor ( 2 )

Patrícia Valinho possui Formação Académica em Comunicação e Gestão (FCSH/Nova Fórum/INDEG) e é uma estratega da inovação, marketing e desenvolvimento de negócios, que trabalha desde 1998 com o talento nacional: desde projetos que valorizam a cultura portuguesa à promoção de produtos culturais e tecnológicos.

Em 2009, começou a desenhar a Dedal, marca de acessórios para a casa que faz a ponte entre os jovens designers portugueses, a indústria nacional e o mercado global. Em 2015, lançou os primeiros produtos feitos por mãos felizes.

Em 2010, lançou a iniciativa Uma Casa Portuguesa, que agregou mais de 100 parceiros na valorização e divulgação da capacidade produtiva portuguesa através de unidades de habitação. Tem ainda colaborado como consultora para várias start-ups e PME nacionais.

Eduardo Martins

Eduardo Martins

Licenciado e Mestre em Gestão pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Mestre em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG/UTL). Desenvolveu estudos pós-graduados em Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/UTL) e em Estudos Europeus no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG/UTL).

Professor do Ensino Superior Universitário Público.

Especialista em Gestão do Conhecimento, Gestão Estratégica, Planeamento e Economia Financeira. Experiência profissional como Diretor Financeiro, Diretor de Recursos Humanos e Diretor de Estratégia e Planeamento.
Investigador na área da Gestão Estratégica e do Capital Intelectual.
Publicou diversos artigos em revistas científicas e é autor de publicações nas áreas da gestão de recursos humanos e da contabilidade.

Joana Teixeira

Joana Teixeira

Digital Learning Advisor na CEGOC

Ver todos os textos do autor ( 2 )

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA.
Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA.

Consultora/ Formadora das áreas Comercial e de Desenvolvimento Pessoal, nomeadamente formação de formadores, Organização Pessoal e Gestão do Tempo, Negociação e Gestão de Conflitos, Assertividade, Técnicas de Comunicação; Tutora de cursos eLearning e Blended e consultora para o desenvolvimento de conteúdos.

Hélder Figueiredo

Hélder Figueiredo

Group HR Director da Trivalor

Ver todos os textos do autor ( 1 )

Hélder Figueiredo ocupa atualmente o cargo de Group HR Director da Trivalor, SGPS, S.A., uma holding de capital 100% nacional que atua no segmento de Business & Facility Services.

É licenciado em Gestão de Recursos Humanos pelo ISLA e frequentou o mestrado na Universidade de Évora. Começou a sua carreira, há mais de 20 anos, como consultor na Accenture (antiga Andersen Consulting) e como Diretor de Recursos Humanos da Construtora Tamega e da Fnac. Criou o seu próprio negócio de coaching (Licensee da LMI – Leadership Management International) e foi Business Operator & Head of HR na Addwise, uma empresa de consultoria. No início de 2012, decidiu iniciar um novo desafio internacional, assumindo o cargo de Country Human Resources Manager da Sodexo, em Angola. Em setembro de 2014, integrou a equipa de RH do Grupo Sodexo, em Paris, como Global Manager of International Assignment Services e, posteriormente, como Group Director of International Assignments.

Susana Brader

Susana Brader

Consultora/ Formadora/ Coach

Ver todos os textos do autor ( 1 )

Susana é uma formadora global, com experiência internacional em diferentes áreas de atividade e culturas e conta com mais de 20 anos a trabalhar na Europa, Estados Unidos da América e Ásia. Regressou a Portugal em 2013 e continua a desenvolver as suas atividades como Coach e Formadora de Executivos em Portugal e no estrangeiro.

Os seus principais trabalhos são:
– Coaching individual ou de equipa;
– Moderação de seminários, offsites & eventos empresariais
– Formação em liderança e gestão, competências de comunicação, mudança, competências interculturais, soft skills e mindset.

As suas Formações e Acreditações Internacionais:
– MBTI® (Myers–Briggs Type Indicator)
– Executive Coach (ICF)
– Mental Toughness Coach (rogenSi)
– CCP (Certificado de Competências Pedagógicas)
– Mestrado na Webester University
– Continuing Studies Program da Stanford University (especialização em Psicologia e Direitos Humanos)

Jack Korsten

Jack Korsten

Jack Korsten é especialista em aceleração de negócios e autor do bestseller “De groeispiraal” – onde apresenta uma metodologia prática e comprovada na aceleração de negócios até 4x mais rápido. No Business Transformation Summit 2019, liderou o Acceleration Workshop “Business Strategy and Growth Acceleration”.

Jack Korsten possui uma vasta experiência nas áreas de senior management, formação, coaching e consultoria, tendo trabalhado em mais de 25 países junto de empresas como L’Oreal, WWF, Endemol ou Fidelidade. ⠀

Patricia Santos

Patricia Santos

Head of the e-Learning corporate production team

Ver todos os textos do autor ( 1 )

Gestão do Catálogo Corporativo Digital do Grupo Cegos. Produção e entrega de soluções de eLearning disponíveis e personalizadas com mais de 500 módulos em mais de 18 idiomas.
Manager of the Digital Studio team, produz e entregua conteúdos de aprendizagem on-line para empresas em todo o mundo.
Mais de 19 anos de experiência no uso da tecnologia para aumentar a eficiência de aprendizagem.
Mestre em Ciências da Comunicação com especialização na área do audiovisual e multimédia (FCSH / UNL). MBA em Audiovisual e Multimédia (FCSH/ UNL); Pós-graduação em Gestão.com (INDEG /ISCTE).

Margarida Monteiro de Barros

Margarida Monteiro de Barros

Investigadora/ Consultora/ Formadora

Ver todos os textos do autor ( 1 )

Acumula 15 anos de experiencia em inovação estratégica, sustentabilidade e processos de Design Thinking. Tem conceptualizado, gerido e desenvolvido projetos de consultoria para uma diversidade de sectores (automotivos, agricultura, tecnologia, FMCG) e tipo de empresas e mercados, tais como Espanha, França, Inglaterra e Portugal.

Em 2000 começa a sua atividade profissional numa empresa de consultoria de inovação em Barcelona, Espanha, atualmente CN-LOOP, com forte vertente em gerar modelos de negócio inovadores e estratégias disruptivas, onde permanece durante 5 anos chegando a gestora de cliente e responsável por um projeto europeu – RODEO: Robust Development of Organisations.
Em 2005 parte para Inglaterra com uma bolsa de estudo integral da EPSRC, e integra um programa de doutoramento, entre a Universidade de Cranfield e a Universidade de Loughborough, para investigar como as empresas criam sustentabilidade com valor acrescentado através de processos de inovação e por um reajustamento (e muitas vezes) transformação cultural.
De 2011 e 2013 integra a equipa de New Business Development na Amorim Cork Composites (ACC).
Em 2013, integra o centro de investigação CEG-IST (centro de estudos de gestão do Instituto Superior Técnico), desenvolvendo investigação nas áreas de Inovação Social e inovação organizacional, recorrendo à abordagem do Design Thinking.
Entre 2013 e Dezembro de 2015, desenvolve trabalhos de investigação, através de uma bolsa de pós-Doutoramento, principalmente relacionados com abordagens participativas, processos de co-criação e de co-operação em diversos contextos.
Desde 2016 faz também parte da equipa de consultores sénior de ALVA – Research and Consulting e criou a TRAMA – sociedade agrícola Lda.

António Andrade Dias

António Andrade Dias

Consultor/Formador/ Presidente da APOGEP

Ver todos os textos do autor ( 1 )

Licenciado em Gestão de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Projetos pela Universidade de Bremen/Alemanha, MBA-Grade Management, pela University of Florida/USA.

É certificado pela International Project Managment Association (IPMA) Sócio Fundador da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos (APOGEP) e Presidente da Direção. Tem desenvolvido a sua atividade como docente em Universidades Portuguesas e Brasileiras. Coordenador do Curso de Qualificação para a Certificação em Gestão de Projetos no Instituto Nacional de Administração (Lisboa-Portugal) – Modelo IPMA

Palestrantre e Conferencista em escolas de gestão e eventos da APOGEP/IPMA e PMI. Tem atuado como consultor e/ou gestor de projetos-programas, em entidades públicas e privadas, nomeadamente, eChiron, NLS, FIAT Portugal, Renault Portuguesa, SIVA (Volkswagen-Audi), Unicer, Atec, TMN-PT, Triumph, Hospital de S. João, Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Governo Português (Ministério das Finanças e Ministério da Segurança Social), entre outros.

Arthur Diniz

Arthur Diniz

Co-fundador e CEO da Crescimentum (parte do Grupo CEGOS no Brasil)

Ver todos os textos do autor ( 1 )

Formado em Economia pela PUC-RJ e MBA pela Columbia Business School, em Nova Iorque. Atuou como executivo das áreas de Marketing, Comercial, Planeamento Estratégico e Desenvolvimento de Produtos durante 15 anos em empresas como Price Waterhouse, Citibank, Unibanco, Deutsche Bank e Grupo Santander Banespa.

Foi eleito, em dezembro de 2001, um dos 20 CEOs do Futuro segundo a KornFerry, a revista Você S/A e a FIA-USP. Em 2003, fundou a Crescimentum.

Certificado em Presence Coaching com Robert Dilts e Richard Moss e Especialista em Gestão de Cultura Organizacional pelo Barrett Values Centre. Especializou-se em Neurociência aplicada a Liderança pelo MIT Sloan Executive Education com a neurocientista Carla Tieppo.

É certificado em Liderança em equipas de Alta Performance pelo Center for Creative Leadership e Authentic Leadership Development pela Harvard Business School de Boston. Certificado em Managing Energy, Executive Course pelo Human Performance Institute, na Flórida.

Fez o curso Leadership Foundations com Peter Senge e especializou-se em liderança na Kellog School of Management, nos EUA. Certificado em Leadership Development for Human Resource Professionals pelo CCL.

Formou milhares de pessoas em programas de desenvolvimento da liderança, team buildings, coaching de equipas, coaching de executivos, neurociência e neurociência aplicada ao T&D, em empresas como Volkswagen, Grupo Boticário, Jaguar Land Rover, Embraco, Banco do Brasil, Johnson & Johnson, Kraft Foods, Cart Invepar, Globo.com, Whirlpool, Uol, entre outras.

É um dos criadores do programa de desenvolvimento de liderança Leader of the Future, agora disponível em Portugal através da CEGOC.

Alberto Rendo

Alberto Rendo

HR Manager IKEA Industry Portugal

Ver todos os textos do autor ( 1 )

Licenciado em Psicologia do Trabalho e das Empresas. Pós-Graduação em GRH. Formação de base na área do Coaching Executivo pela Escola Europeia de Coaching.

Consultor com vasta experiência no desenvolvimento e implementação de Sistemas de Gestão da Performance, na Gestão de Formação e no desenvolvimento de competências de Liderança e Gestão.
Consultor / Formador nos domínios da GRH e da Gestão da Performance Organizacional.

Nuno Ribeiro Ferreira

Nuno Ribeiro Ferreira

Human Resources Director na Efacec

Ver todos os textos do autor ( 1 )

É licenciado em Psicologia e pós-graduado em Gestão Empresarial, pelo ISCTE, possui um MBA, pela Universidade Nova de Lisboa e integrou um curso de Desenvolvimento de Liderança Executiva, em Stanford.

Atualmente Diretor de Recursos Humanos da Efacec, foi na ANA Aeroportos que iniciou a sua carreira profissional, em 2001. Começou como Human Resources Junior e ocupou o cargo de Head of Procurement, dois anos depois. Em 2007, assumiu a liderança da área de desenvolvimento de recursos humanos e, um ano depois, a liderança da gestão estratégica de pessoas.

Em 2010, e durante cinco anos, foi o Diretor de Recursos Humanos da ANA Aeroportos. Em 2015, integrou a Portway como Interim Executive Officer, acumulando, em simultâneo, a direção do Aeroporto de Lisboa.

Zoltan Istvan

Zoltan Istvan

Zoltan Istvan é um transumanista e defensor da evolução da condição humana para uma dimensão “super-humana”, através do recurso a inovações científicas e tecnológicas.

Zoltan é orador convidado de organizações como o Fórum Económico Mundial, Banco Mundial e Universidade de Harvard, foi jornalista do National Geographic Channel e é candidato a Presidente dos EUA pelo Partido Transumanista. ⠀

No Business Transformation Summit 2019, apresentou o tema “Superhuman – How converging transhumanist technologies will change everything”.

Carla Caracol

Carla Caracol

HR Manager; HR Consultant & Trainner

Ver todos os textos do autor ( 1 )

HR Manager nas Companhias de Seguros do Grupo Novo Banco; HR Consultant & Trainner;
Investigadora no CAPP – RH e Comportamento Organizacional;
Autora de artigos em revistas científicas e da especialidade nos domínios da Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional;
Oradora em Conferências nacionais e internacionais;
Doutoranda em Comportamento Organizacional, no ISCSP – Universidade de Lisboa;
Mestre em Sociologia Económica e das Organizações na FCSH – Universidade Nova de Lisboa;
Frequência de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Europeia;
Pós-Graduada em Gestão e Desenvolvimento Estratégico de Recursos Humanos pelo ISLA Campus Lisboa;
Pós-Graduada em Assessoria Empresarial pelo ISLA Campus Lisboa; Licenciada em Sociologia pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

José Araújo

José Araújo

José Araújo, Coordenador da Gama de Finanças e Fiscalidade na CEGOC

Ver todos os textos do autor ( 1 )

A ocupar atualmente o cargo de Coordenador da Gama de Finanças e Fiscalidade na CEGOC, é ainda detentor de uma vasta experiência como Consultor e Formador nos domínios da contabilidade, fiscalidade e finanças empresariais, em diversas empresas e associações profissionais.

Ao nível da formação superior, possui uma Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico (IST), uma Licenciatura em Auditoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), bem como um Bacharelato em Contabilidade e Administração, também pelo ISCAL.

Possui também diversas certificações e formações, nomeadamente a Certificação atribuída pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Formação Pedagógica de Formadores pela CEGOC.

É membro do Conselho Geral da Comissão de Normalização Contabilística (CNC) e inscrito em diversas associações profissionais, sendo o Contabilista Certificado n.º 5, inscrito na Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

Tem ainda experiência em diversos cargos associativos e é Vogal efetivo do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Esmeralda Correia

Esmeralda Correia

Gestora de Desenvolvimento de RH no Grupo Pestana

Ver todos os textos do autor ( 1 )

Possui formação em Sociologia e Pós-Graduação em Ciências Empresariais, trabalha há mais de 20 anos nas áreas das empresas ligadas à formação e desenvolvimento de RH – primeiro no setor do software de gestão documental, depois entrou na área do Turismo e Hotelaria, com o projeto das Pousadas de Portugal.

Continuou apaixonadamente nesta área de negócio, com os desafios permanentes no Grupo Pestana, onde é atualmente responsável por toda a área de desenvolvimento de RH do grupo a nível nacional.

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe