COVID-19: a diferença que faz a diferença está na Liderança

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

O que representa um vírus, invisível a olho nu, que virou literalmente o mundo do avesso? As empresas e os seus líderes viram-se confrontados com algo de novo, nunca antes vivido na economia, pelo menos a esta escala. Sem manual de instruções, cada empresa geriu esta pandemia à sua maneira, dentro das contingências apresentadas.

 

 

A Liderança assume crucial importância em momentos de crise, como este.

É do estilo de Liderança e da capacidade de antevisão que nascem as soluções mais viáveis tanto a nível de sustentabilidade económica como social do tecido empresarial. Trata-se de uma prova de fogo, que irá trazer à tona os bons líderes e afundar os que não têm essa competência e que conseguirão afundar as empresas e atrás delas, o futuro de milhares de trabalhadores.

Diz-se que é “nas tempestades que se conhece o marinheiro” e aqui não há fórmulas mágicas ou teorias de gestão que nos valham. São os valores humanos, como o altruísmo, a capacidade de adaptação e de antecipação que apresentam as melhores soluções face a um inimigo tão poderoso, capaz de parar não só um país, um continente, mas todo o planeta Terra. Globalização paralisante…

Tivemos exemplos para todos os gostos, desde as empresas que simplesmente fecharam, às que recriaram o objeto de negócio e os que honrosamente derivaram para a produção do que a sociedade mais necessita neste momento: Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), Máscaras, Viseiras, Proteções de calçado, Batas, Comida, entre outros. Houve um movimento muito intenso de solidariedade que derivou em diferentes ações de responsabilidade social ou de apoios financeiros e compra de equipamentos necessários ao serviço nacional de saúde, como ventiladores, ou outros equipamentos. Na verdade, todos podem vir a usufruir dessas mesmas dádivas.

A diferença que faz a diferença, está na Liderança, na confiança que consegue transmitir à sua equipa, mantendo a tranquilidade e a esperança em relação ao futuro. A Liderança que consegue de uma forma carismática mover a equipa para uma direção de confinamento ou para a continuidade da laboração, nas melhores condições de segurança e saúde no trabalho, adotando as medidas preventivas necessárias, para que todos se sintam quase mais seguros a trabalhar do que de quarentena em casa.

Como sabemos, existem empresas que foram obrigadas a dar continuidade ao seu processo, e são essas que mais se desafiam a dar alento, aos que de uma forma continuada saem de casa para assegurar as suas tarefas no seu local de trabalho.

De todas as medidas preventivas, destaco algumas, que podem ajudar os Líderes a abraçarem as suas equipas e os seus negócios num período tão stressante e assustador como o que estamos a viver com a Pandemia COVID-19:

Informação clara e transparente sobre a estratégia que aempresa irá adotar.

Qual a intenção da empresa, perante este estado deemergência? Que impacto terão na vida dos trabalhadores?

Criar ou ativar um Plano de Contingência e de Continuidadede Negócio.

 

Implementar medidas de saúde e de segurança para que todos se sintam confortáveis e protegidos, como:

  • Enviar todos os trabalhadores em funções compatíveis, em regime de teletrabalho;
  • Medição das temperaturas à entrada dos que têm que entrar nas instalações;
  • Reorganização temporal e espacial dos horários de trabalho;
  • Distanciamento social, dentro das áreas mais povoadas como são os balneários, as cantinas, os bares, ou mesmo as linhas de laboração, criando sinalização do posicionamento ideal de cada um;
  • Desinfestação das zonas comuns com virucidas;
  • Desinfeção de todas as zonas de contacto;
  • Proporcionar EPI’s adequados a cada colaborador, criando barreiras de proteção;
  • Distribuir pulverizadores com gel hidra alcoólico para desinfetar as mãos e ensinar a higienização correta das mesmas com água e sabão;
  • Criar linhas de apoio psicológico para ensinar as pessoas a gerir todo o desgaste que esta situação possa causar;
  • Dar apoio na gestão da vida pessoal dos colaboradores;
  • Distribuir o máximo de informação credível sobre o COVID-19, formar e informar de todas as variações de indicadores ou de medidas a adotar e as razões que estão por detrás.

 

A normal comunicação, tornou-se hoje mais do que nunca num processo importante nas empresas, na geração de confiança e na escuta ativa de todos os anseios de quem depende de nós: Líderes em tempos instáveis e de tormentas. Partindo do pressuposto que nada é por acaso, acreditemos que sairemos mais fortes, mais humanos, mais solidários, mais sensíveis e mais empáticos na gestão que nos obriga a atingir resultados e a cumprir com os objetivos.

Atingiremos níveis de performance coletiva nunca antes vistos, graças à aliança e sincronicidade entre todos: o Verdadeiro Espírito de Equipa que só os Líderes Exemplares conseguem!

Saúde, bem-estar e boas energias para todos😊

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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