As 10 qualidades essenciais de um líder

Por o 12 Março 2019

Não existe uma boa empresa sem um bom líder. Isso é ponto assente para quem estiver agora a começar num cargo de liderança numa organização, seja como gestor de equipas ou na qualidade de CEO da empresa.


Ser um bom líder significa conter muitas características, que num primeiro momento parecem comuns de se ter – mas a verdade é que possuir várias delas já é algo mais raro na sociedade atual.

 

 

Liderar significa gerir.

Costuma-se dizer que um líder é um chefe mas um chefe não é necessariamente um líder. Para começar, é preciso possuir uma boa capacidade de gestão.

Mas há mais…

 

1 – Ter e transmitir confiança

Numa organização, há dias maus para todos e, quando for esse o caso, com um colaborador, o seu líder tem de lá estar para o motivar. Um líder tem também de tomar decisões e, para isso, precisa de confiança para as tomar.

 

2 – Ser criativo

É comum existirem situações com as quais ninguém estava a contar e nas quais é preciso tomar decisões rápidas. É aqui que se torna importante pensar fora da caixa e ser criativo para determinar o que fazer a seguir. Por vezes, é preciso também dar um abanão ao mercado e surpreender com algo novo.

 

3 – Distribuir tarefas e funções

Saber distribuir funções é uma das melhores capacidades que um líder pode ter. Além de ganhar mais tempo para outras tarefas, o líder estará também a mostrar aos colaboradores que confia neles e a mostrar que sabe identificar os seus pontos fortes.

 

4 – Possuir empatia

Numa empresa ninguém é igual. É necessário que um líder tenha a paciência e a sensibilidade certa para saber lidar com todos aqueles com que interage. É importante saber tratar cada um adequadamente para se ser um bom líder.

 

5 – Querer sempre aprender

Todos devemos ambicionar ter uma aprendizagem contínua na vida. Os líderes também devem tentar sempre aprender mais e mais. Não só com os erros cometidos nos fracassos e com melhor dos sucessos mas também procurar formar-se e especializar-se mais e mais nas suas tarefas.

 

6 – Foco nos objetivos

Para uma empresa alcançar o sucesso, é importante que um líder não se perca e saiba sempre qual o objetivo maior. Num mercado de trabalho sempre com tanta coisa a acontecer, por vezes é complicado um líder saber aquilo em que se deve focar para tomar as melhores decisões.

 

7 – Responsabilidade pelas decisões

Por vezes, o caminho mais fácil é atirar as culpas para os outros; mas se há algo que o líder tem de mostrar é responsabilidade. Tanto para assumir as decisões mais difíceis a serem tomadas, como para assumir quando algo não corre tão bem.

 

8 – Comunicar bem

Numa empresa, os colaboradores esperam feedback contínuo do seu líder e é preciso fazê-los compreender rápida e claramente os objetivos da organização. Para isso, é importante que a mensagem seja comunicada da melhor forma e. Ao mesmo tempo, é fundamental saber também ouvir os colaboradores.

 

9 – Compromisso com a empresa e com a equipa

O que os funcionários mais valorizam num líder é o seu compromisso. É importante que ele nunca falhe às promessas feitas aos colaboradores e dê o exemplo de alguém que dá tudo pela empresa. Desta forma, vai motivar não só os colaboradores como também servir de inspiração.

 

10 – Inspirar o grupo

Um líder que mostre todas as capacidades anteriores vai, desde logo, inspirar os seus colaboradores. Ser um modelo na forma de agir e ser correto em todas as suas ações levará os colaboradores a quererem superar-se também.

 

No entanto, existem também várias outras características que um bom líder deve conter. Tudo depende do tipo de liderança que este quer ter e de como quer ser visto pelos seus colaboradores.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Os 4 papéis essenciais da Liderança

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