"Ter num líder um exemplo a seguir é fundamental para se liderar uma empresa com sucesso"

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach
  • Sobre Miguel Pina Martins

Em entrevista ao blog de Liderança e Management da CEGOC, Miguel Pina Martins faz uma retrospetiva do seu percurso profissional, partilha as suas ideias de empreendedorismo e liderança e adianta também quais serão os principais desafios enfrentados pela Science4you na era da digitalização.

A Science4you é maior empresa de brinquedos em Portugal, uma das maiores da Europa e, graças aos mais de 22 milhões de euros que já fatura, é considerada por muitos uma verdadeira "Lego do Sul da Europa". O que poucos sabem é que tudo começou com um desafio universitário ao qual se juntou um investimento de apenas 1125 euros e muita perseverança da parte de Miguel Pina Martins, o fundador e CEO da Science4you, que é hoje também um líder inspirador para muitas gerações e o responsável por vendas de brinquedos científicos em mais de 60 países, através de mais de 20 mil pontos de venda.

 

 

– A Science4you começou por ser um desafio universitário no ISCTE, evoluiu para uma startup e é hoje uma empresa de referência na área dos brinquedos científicos. Ao longo destas etapas, como foi evoluindo também a sua forma de liderança e interação com as pessoas?

Miguel Pina Martins (MPM): A forma de liderança e interação com as pessoas, quer sejam colaboradores, clientes, parceiros, etc, foi mudando consoante a experiência que se foi adquirindo ao longo destes 11 anos de Science4you. No entanto, existe uma máxima que tenho sempre tentado seguir, a da liderança pelo exemplo, acredito que é a forma mais correta e motivadora de liderar e gerir uma equipa que se encontra constantemente em franco crescimento.

 

– Refere muitas vezes os 1125€ que investiu na Science4you e que hoje lhe geram um retorno de milhões. Paralelamente ao capital inicial, quais considera serem as 3 qualidades fundamentais de um empreendedor para conseguir vingar a sua ideia de negócio no mercado?

MPM: Em primeiro lugar acredito que a perseverança seja uma característica bastante importante para qualquer empreendedor. Isto porque ao longo da jornada profissional, existirão certamente momentos de dúvidas e incertezas, que só com uma forte capacidade de perseverança poderão ser ultrapassados. Adicionalmente, considero também que é fundamental ter-se uma boa ideia de negócio, um produto ou serviço que possa efetivamente fazer alguma diferença no mercado. Por fim, acredito que seja importante um empreendedor estar dotado da capacidade para conseguir inspirar as pessoas que o seguem e que trabalham consigo. Ter num líder um exemplo a seguir é fundamental para se liderar uma empresa com sucesso.

 

– Quais são as principais especificidades de estar à frente de um negócio dirigido aos mais novos?

MPM: Temos de estar muito atentos às necessidades do mercado e da própria evolução da forma de brincar das crianças. Na Science4you temos como objetivo que as crianças aprendam novos conteúdos e conceitos enquanto brincam, sendo que os produtos que desenvolvemos são criados de acordo com os conteúdos lecionados no programa curricular. Desta forma conseguimos que as crianças possam colocar em prática o que aprenderam na escola, com experiências divertidas que podem também traduzir-se em tempo de qualidade com a família.

 

– Como é que se auto-motiva diariamente na Science4you e motiva as pessoas que trabalham consigo?

MPM: O facto de estar à frente de uma empresa de brinquedos bem-sucedida e que já está presente em mais de 60 países é bastante motivador, tanto para mim como para as pessoas que diariamente se dedicam a este projeto. Sabemos que neste percurso de crescimento ainda temos muitas etapas para percorrer e enquanto acreditarmos que conseguimos trazer valor adicional ao mercado de brinquedos continuaremos obviamente motivados.

 

– Em 11 anos de Science4you muitas alterações ocorreram, sobretudo alavancadas pelas transformação digital. Quais acredita serem os maiores desafios que a Science4you tem pela frente?

MPM: O digital é o presente, já não pode ser encarado com o futuro, e acredito que o grande desafio da Science4you – atualmente e a curto prazo –, se relaciona exatamente com esse aspeto. As vendas da Science4you são ainda maioritariamente feitas através das lojas físicas, quer sejam as nossas lojas próprias ou através de retalhistas parceiros que comercializam os nossos brinquedos educativos. O nosso objetivo a curto prazo é que exista um equilíbrio cada vez maior entre a compra online e a offline.

 

Sobre Miguel Pina Martins

Miguel Pina Martins é fundador e CEO da Science4You. É licenciado em Finanças, pelo ISCTE, com mestrado de Gestão na mesma instituição.

Publicamente reconhecido pelo seu empenho e profissionalismo, foi distinguido com vários prémios: Empreendedor do Ano 2010 (Comissão Europeia); Empreendedor Finicia Jovem 2009 IAPMEI; 1.º Prémio da European Entreprise Awards na categoria de Internacionalização a nível Nacional em 2011; Empreendedor nos Prémios Novos 2013; Business Internalization Award em 2013, por parte do governo britânico; Medalha de Mérito empresarial pela Câmara Municipal de Loures em 2014.

Em 2015, foi condecorado pela Presidência da República com a Ordem de Mérito Empresarial.

 

 

"A CIÊNCIA DE BRINCAR"

Miguel Pina Martins e Rui Hortelão celebraram em forma de livro a primeira década da Science4You - uma das startups portuguesas de maior sucesso e que no seu percurso combina iniciativa, coragem de errar, determinação e resiliência.

Uma história de empreendedorismo que ultrapassou todas as barreiras e que caminha a passos largos para se consolidar como uma companhia global.

Saiba mais sobre o livro AQUI

 

 

 

 

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais