Tipos de liderança: quais os tipos e como funcionam?

Por o 31 Outubro 2017

A questão da Liderança é, talvez, das temáticas mais analisadas, discutidas e estudadas na evolução das políticas de Gestão de Recursos Humanos ao longo do tempo. Basta uma rápida pesquisa no Google para descobrirmos os (poucos) 27 500 000 resultados associados à palavra apenas no idioma português, exponenciado para 624 000 000 resultados quando pesquisamos o conceito “leadership”.
 
Tipos de liderança
 
São inúmeros os estudos que procuram esclarecer o papel, importância e o impacto dos elementos que, de alguma forma, desempenham papéis de liderança, ou mesmo daqueles que, não exercendo “contratualmente” essas funções, acabam por influenciar as equipas a que pertencem.

Apesar da diversidade de perspetivas, parece ser relativamente consensual admitir que a liderança corresponde a processos de influência exercidos por alguém, um líder, “que têm como consequência comportamentos de envolvimento entusiástico dos liderados” (Yukl, 1989) e não apenas uma mera anuência e cumprimento passivos das directrizes organizacionais.

A liderança está presente em todos os momentos e situações, tanto em âmbito pessoal, como em âmbito organizacional.

Todas as organizações precisam de uma pessoa que tenha a habilidade de acompanhar, motivar e gerir equipas de maneira eficaz. O líder dentro do ambiente corporativo gere os seus colaboradores, garantindo que os processos estejam a ser executados de maneira assertiva e com os resultados planeados dentro dos prazos definidos.

Apesar de atualmente se defender cada vez mais que os estilos de liderança devem ser integrados, e que a eficiência dos lideres depende da sua capacidade de utilizar o estilo e tipo de liderança adaptado a cada situação, estão identificados e definidos os tipos de liderança mais predominantes nas organizações. Analisemos, então, os tipos de liderança “classicamente” identificados, e quais os seus impactos nas equipas.

Tipos de liderança - Autoritário

Autoritário

É provavelmente um dos tipos de liderança mais debatidos e facilmente identificado nas organizações. A liderança autoritária costuma ter o seu foco na execução de tarefas, seguindo de forma rigorosa as regras pré-estabelecidas. A liderança é autocrática pois a opinião do líder prevalece em todas as situações, definindo as decisões a serem tomadas sem promover a participação de outros colaboradores.

Entre os tipos de liderança, a liderança autocrática pode conduzir a níveis elevados de desmotivação nos colaboradores, e a fracos resultados das equipas.

O líder autocrático costuma ser dominador, e com isso, é temido pelo grupo que só trabalha quando ele se encontra presente. Por isso, é mais conhecido como um chefe do que propriamente um líder.
Tipos de liderança - Liberal

Liberal

Este tipo de líder, como o nome sugere, costuma ser mais liberal por deixar os colaboradores mais livres para exercerem as suas funções e tomarem as suas próprias decisões. Isto pode ser extremamente eficiente, e colocar os colaboradores mais motivados por terem a possibilidade de trabalharem da forma que for mais conveniente para eles.

Por outro lado, este tipo de liderança, pelo facto de não dar orientações precisas às equipas, pode conduzir a alguma acomodação e dispersão dos colaboradores pela falta de controlo e definição do que é esperado deles.

Tipos de liderança - Visionário

Visionário

Os tipos de liderança podem ser bastante amplos, afinal, cada pessoa age de formas diferentes. Mas, se possui um senso de oportunidade e um otimismo nas funções que desempenha, é empreendedor e tem disposição para correr riscos, irá provavelmente estar a exercer uma liderança visionária.

Essa capacidade de prever as reações do mercado está aliada a pesquisas e análises de comportamento das pessoas sobre produtos ou serviços do mercado. Este tipo de liderança reconhece a importância dos colaboradores para a obtenção de bons resultados e procura motivá-los constantemente.

Tipos de liderança - Democrático

Democrático

A liderança democrática é um dos tipos de liderança que possibilita que todos os elementos da equipa façam parte das decisões importantes do grupo, tendo em consideração ideias, sugestões e críticas, procurando identificar oportunidades de melhoria das tarefas e da organização como um todo. Na liderança democrática, o líder encoraja a participação de todos, preocupando-se igualmente com o trabalho e com o grupo como um todo.

Esta liderança dá espaço para uma comunicação interna muito mais efetiva, criando laços de relacionamentos que com uma liderança autocrática, por exemplo, não seria possível.

Tipos de liderança - Motivador

Motivador

O líder motivador está sempre à procura de atingir os objetivos atuando sobre a dimensão emocional das equipas. Ao motivá-los, acaba extraindo deles um potencial muitas vezes ignorado ou sequer conhecido.

O líder motivador geralmente exerce um papel importante em momentos de crise, pois é capaz de unir pessoas, propósitos e objetivos apenas com as suas palavras e o seu exemplo. Ao contagiar os demais com a sua confiança e o seu otimismo, acaba por estimular todo o grupo a seguir da melhor forma com os processos em curso e, assim, alcançar os resultados planeados.

Tipos de liderança - Líder Coach

Líder Coach

O líder Coach funciona quando a liderança é baseada nos princípios do Coaching, procurando levar a sua equipa a identificar as ações que podem ser realizadas para alcançar objetivos  e superar desafios.

O “mote” do líder Coach é estimular o desenvolvimento de novas habilidade e aprimorar aos poucos as capacidades e competências identificadas de cada um, como comunicação, foco, liderança, para potenciar resultados.

Tipos de liderança - Técnica

Técnica

Neste tipo de liderança, o líder é respeitado por ser o detentor do maior conhecimento e de uma grande capacidade técnica sobre determinados assuntos. Por ter maior aptidão, as suas decisões são respeitadas e seguidas, transmitindo níveis elevados de  segurança às equipas.

É importante que este líder entenda o papel que exerce e a admiração que pode despertar sem deixar que isso o transforme numa pessoa autoritária.


Uma coisa é certa, independente dos tipos de liderança existentes, ser um um bom líder implica:

  • Tomar decisões e comunicá-las aos colaboradores;
  • “Vender” (convencer) a sua decisão aos colaboradores;
  • Apresentar as suas ideias e solicitar possíveis questões;
  • Apresentar o problema, pedir sugestões para tomar a decisão;
  • Definir limites de acordo com o que grupo indicar;
  • Dar permissão para que o grupo decida de forma livre.
  •  

Na prática, um bom líder adota mais do que um destes estilos apresentados, mas tudo irá depender de quem é o líder propriamente, quem são os colaboradores e das atividades exercidas.

Os tipos de liderança acabam por refletir nos colaboradores as atitudes tomadas, influenciando em diversos fatores. Um deles é o comportamento de liderança, que pode gerar admiração ( ou  o seu oposto),  e reflete diretamente na forma como as tarefas são desempenhadas, e as competências dos colaboradores são desenvolvidas.


Deseja saber mais acerca dos vários tipos de liderança?

Veja os programas dos cursos de formação que temos na área da liderança.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Cristina Maria Pereira Coutinho Desde 2 anos

Boa tarde
Gostaria de saber qual a literatura em que se baseou para escrever este artigo.
Aguardo feedback.
Obrigada.
Cumprimentos
Cristina Coutinho

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe