10 livros para aprofundar as suas competências de liderança

Consultores Cegoc

  Deixamos-lhe 10 títulos de livros que certamente irão ajudar a potenciar as suas capacidades de liderança.

 

Por muitos e diversos estilos de liderança que haja – uns com os quais nos identificamos, outros nem por isso –, os verdadeiros líderes têm algo em comum: são pessoas com uma curiosidade inata e que gostam de aprender ao longo da vida, satisfazendo esse gosto através de várias formas como palestras, eventos, aulas e livros.

Se também para si os livros são uma ferramenta de aprendizagem importante e interessante, deixamos-lhe 10 títulos que certamente irão ajudar a potenciar as suas capacidades de liderança.

 

Sugestões de leitura sobre Liderança

  • The Leader Who Had No Title,de Robin Sharma

Robin Sharma trabalhou como consultor de liderança para centenas de empresas milionárias reconhecias, entre as quais Starbucks, Nike, The Coca-Cola Company, IBM, FedEx e Microsoft. Neste livro, ensina aos leitores o que ensinou aos funcionários de grandes empresas durante anos. A maior lição a reter: quem lhe disse que é necessário ter um cargo oficial para ser um líder?

 

  • Emotional Intelligence 2.0, de Travis Bradberry

Em primeiro lugar, já deve saber como a Inteligência Emocional é importantíssima – ela define como é que você pode funcionar e relacionar-se com os outros a nível emocional, e se está apto para liderar. Depois, este é um dos poucos livros "motivacionais" em que pode encontrar o testemunho de Dalai Lama (sim, ele mesmo).

 

  • The 21 Irrefutable Laws of Leadership, de John C. Maxwell

Um livro que usa histórias curiosas e interessantes para ajudar a ilustrar as 21 leis da liderança de Maxwell.

 

  • Leaders Eat Last, de Simon Sinek

Um bom líder não é alguém que leva as pessoas a fazer o que quer. Qualquer pessoa com poder consegue fazer isso, mas poder não é igual a liderança. Um bom líder constrói uma equipa de pessoas que querem ser bem-sucedidas porque se sentem valorizadas, sentem que estão a contribuir, e que o seu desenvolvimento pessoal e profissional é a prioridade.

  • Principle-Centered Leadership, de Stephen R. Covey

O maior desafio de qualquer líder é resolver conflitos dentro da equipa. Neste livro, através de histórias de grandes líderes, o autor ensina como manter as pessoas conectadas entre si e a trabalhar em conjunto, mesmo nas circunstâncias mais complicadas.

 

  • Bold, de Steven Kotler e Peter Diamandis

Tecnologias exponenciais são tecnologias capazes de provocar mudanças e melhorar a vida de uma forma que os seus criadores nunca imaginaram. Este livro ensina a usar as tecnologias exponenciais (como o computador e a internet) para que as visões se tornem realidade.

 

  • Drive, de Daniel Pink

Motivar os outros é o motor de qualquer liderança. Neste livro, Pink define fatores intrínsecos e extrínsecos que levam à motivação e fornece linhas orientadoras de como utilizar a motivação intrínseca para produzir e aumentar a força em nós próprios e nos outros.

 

  • Never Eat Alone, de Keith Ferrazzi

Líderes reais constroem relações com os membros de equipa, pares, entre outros. O autor explica a importância de desenvolver laços fortes no local de trabalho, e ainda fornece um passo-a-passo de como fazer isto acontecer. É um livro para quem procura ligar-se aos outros.

 

  • Zero to One, de Peter Thiel e Blake Masters

Este é um ‘especial de corrida’ para empreendedores que querem tornar-se líderes. As mentes brilhantes têm ideias disruptivas para mudar o mundo, mas muitas vezes não as tornam reais devido ao pensamento convencional. Este é um livro que dá força para construir uma startup… à sua maneira.

 

  • The One Thing,de Gary Keller

Se está em desespero para ter sucesso como líder, Gary Keller aconselha a focar-se em apenas uma coisa. E é isso que pode fazer agora que vai tornar as coisas melhores e mais fáceis. O seu foco dever ser um só. Quando terminar de ler este livro, será capaz de aplicar este princípio a vários momentos da sua vida.

 

E quais são as suas referências nesta matéria? Partilhe connosco.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais