Deixe-nos contar-lhe uma… MyStory

Cátia SilvaHead of Open Courses Business at CEGOC

Os períodos de confinamento vividos em todo o mundo conduziram a mudanças radicais e massivas na forma como trabalhamos e vivemos. Um setor que conheceu um crescimento significativo durante este período foi precisamente a formação em contexto digital. No entanto, devido ao elevado número de players “em competição”, destacar-se nesta área passou a ser uma missão mais árdua para as entidades dedicadas à prestação de serviços de formação e desenvolvimento de competências, que continuam a procurar novas e melhores formas de envolver os seus participantes para além do habitual recurso a vídeos, Pdfs e quizzes.

 

 

Neste sentido, na CEGOC temos estado ocupados a desenvolver uma nova e criativa abordagem à formação em vídeo – a qual designámos de MyStory. Trata-se de uma série de vídeos estimulantes que recriam a experiência profissional de uma gestora recém-nomeada (a Clara) e narram as suas principais provações e tribulações à medida que esta conhece a sua nova equipa e encoraja os seus membros a adaptarem-se à sua nova forma de fazer as coisas.

"O conceito prende-se com a possibilidade de as pessoas em início de carreira na área da Gestão poderem ver alguém passar por uma experiência semelhante e aprender com os seus sucessos e fracassos", explica François Debois, Head of Innovation no Grupo Internacional CEGOS, referindo também que através deste nova abordagem formativa “os formandostêm a oportunidade de analisar o desempenho da Clara, podendo depois comparar as suas observações com as dos nossos especialistas, ou seja: trata-se de uma experiência de aprendizagem imersiva que assegura o engagement dos participantes a partir da segurança do seu próprio espaço”.

 

Cada episódio MyStory destaca um desafio específico que qualquer gestor em início de carreira poderá enfrentar

Por exemplo, quando Clara conhece um novo membro da equipa pela primeira vez, vemos como ela consegue que este se aproxime dela e a receba calorosamente. Contudo, o clima muda abruptamente quando Clara tenta impor um novo sistema de trabalho e critica a sua antecessora.

Através deste formato, os novos gestores podem facilmente identificar-se com cada uma das dificuldades experimentadas pela Clara e esperar pelo próximo episódio para saber o que acontece a seguir. De referir que os vídeos MyStory são filmados ao estilo da premiada série televisiva (BBC/NBC) "The Office". Mas podemos também pensar no MyStory como uma espécie de Netflix para a formação na área da Gestão!

Os vídeos podem ser seguidos tal e qual como uma série, mas cada um funciona também como um recurso de formação independente. De facto, todos os vídeos são concebidos para complementar os programas de formação já existentes, através da narração de histórias capazes de envolver o formando de uma forma que o ajude a identificar-se com um profissional na sua área de atuação que passa por uma experiência semelhante. O objetivo é encorajar os formandos a implementarem as melhores práticas e evitarem os desafios e armadilhas que os gestores recém-nomeados frequentemente enfrentam.

 

Novos módulos para uma nova era

A CEGOC há muito que é reconhecida como uma entidade altamente inovadora no campo da aprendizagem digital – antecipamos tendências e adaptamos continuamente os nossos programas de formação às necessidades da sociedade moderna.

O conceito MyStory é a mais recente iniciativa e faz parte de uma série de módulos de formação digitais que desenvolvemos recentemente. Cada tipo de módulo tem uma duração curta, “bite-sized”, de forma a ajudar os profissionais mais ocupados a manterem os seus níveis de atenção e engagement enquanto beneficiam de uma aprendizagem eficaz “on-the-go”, ajustada ao seu próprio contexto.

  • Módulos clássicos: Com cerca de 15 minutos de duração, estes módulos são a base principal de um programa de e-learning sólido. Cada percurso individual proporciona uma experiência de aprendizagem envolvente e interativa sobre um conjunto-chave de competências a nível empresarial, tais como "Gestão do Tempo" e "Eficácia Interpessoal".
  • Módulos focus: Esta forma de aprendizagem baseada em vídeo – com uma duração média de 10 minutos – apresenta cenários interativos da vida real que incluem tomada de decisão e refletem situações comuns que os formandos encontram no seu próprio local de trabalho. Estes módulos são concebidos para a aplicação prática de conhecimentos. As competências abrangidas incluem “Eficácia Profissional” e “Gestão de Projetos”.
  • Módulos intensivos: Estes módulos curtos, dinâmicos e intensivos possuem cerca de 7 minutos e permitem aos profissionais praticarem novas competências com base em várias situações. São ideais para reforçar a aprendizagem no momento e incluem temas como "Desenvolver a sua Assertividade" e "Conduzir processos de negociação".

À medida que a indústria da aprendizagem digital continua a crescer – acelerada por mudanças transversais que impactam diretamente as práticas de trabalho desde o advento do COVID-19 – a CEGOC vai continuar a reinventar-se e a trazer aos seus clientes novos conceitos, métodos, instrumentos e abordagens pedagógicas, assim como dispositivos de intervenção de última geração necessários para melhorar o processo de aprendizagem de forma multidisciplinar e surpreendente.

 

Veja o vídeo teaser!

Se pretende saber mais sobre os nossos episódios MyStory e como podem complementar os seus planos de formação na área da Gestão/Liderança, assista gratuitamente a 2 episódios. Saiba mais aqui.

Escrito por

Cátia Silva

Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE. Mestrado em Direção Comercial e Marketing pelo “Instituto Universitario de Posgrado” em Espanha.MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Gestão & Negócios – Universidade Autónoma de Lisboa. Professional Diploma in Marketing Digital, pelo Digital Marketing Institute.

Practitioner em Programação Neuro Linguística pela “The Northern School of NLP & Associated Studies” no Reino Unido. Responsável pela Formação Inter Empresas CEGOC no seu todo e pela oferta específica na área de Vendas & Negociação Comercial tem, também, experiência na Gestão de Carteira de Clientes e na Gestão de Projetos de Intervenção/Formação.

Responsável pela condução de ações de formação em diversas geografias (Europa, América Latina e África), através de distintas modalidades (formação presencial, 100% digital, blended e outdoor).

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