Estudo internacional “Transformation, Skills & Learning” revela uma sociedade em transformação

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

O ano de 2020 foi muito mais do que atípico… Foi um momento absolutamente desconcertante provocado pelo surto pandémico e cujas consequências se alastraram muito além da área da saúde. A área da formação, por exemplo, sofreu grandes transformações.

 

 

Todos os anos, o Grupo CEGOS realiza um estudo sobre a indústria da formação, onde apresenta as principais conclusões e tendências ao nível da disrupção tecnológica, transformação do mercado de trabalho, práticas de desenvolvimento de talento e gestão de RH. Trata-se de uma leitura surpreendente para todos os que se interessam pelas mudanças decorrentes da pandemia que as organizações têm vindo a implementar e para todos os que procuram compreender de que forma estas mudanças irão afetar o futuro da formação quando esta crise de saúde for ultrapassada.

Para este estudo foram entrevistados 1.783 colaboradores e 254 Responsáveis de RH/Responsáveis de L&D, todos a exercer funções em organizações europeias do setor privado constituídas por um mínimo de 50 ou mais colaboradores.

Aferidos os resultados desta pesquisa, o cenário de rutura entre as práticas formativas passadas e de futuro é mais evidente do que nunca. O estudo revela inclusivamente uma aceleração acentuada de 4 tendências fundamentais:

 

1 – O desenvolvimento de competências está a tornar-se cada vez mais estratégico

  • Os Diretores de RH reconhecem que as competências utilizadas em 45% das profissões existentes nas organizações poderão tornar-se obsoletas nos próximos 3 anos;
  • O desenvolvimento de competências é a primeira alavanca ativada por 75% dos departamentos de RH para lidar com o impacto das transformações tecnológicas;
  • 89% das organizações ajustaram a sua oferta formativa durante a crise pandémica;
  • Ações levadas a cabo pelos Responsáveis de RH em resposta às transformações tecnológicas: 69% optaram pelo upskilling dos profissionais existentes e 48% contrataram profissionais com novos perfis.

 

2 – A transformação digital na formação está a acelerar

  • 81% dos Responsáveis de RH consideram que será dada maior ênfase à formação online à distância depois da pandemia;
  • 64% dos colaboradores participaram em percursos de aprendizagem à distância durante o confinamento;
  • 21% dos colaboradores estão preocupados com a utilização da tecnologia;

 

3 – A necessidade de consolidar competências sociais e digitais está a aumentar

  • É o que afirmam os Responsáveis de RH: que as Soft Skills, competências sociais, comportamentais e humanas (34%) e as competências digitais (35%) precisam ser rapidamente reforçadas;
  • 77% dos colaboradores consideram que as transformações digitais podem alterar por completo a sua forma de trabalhar;
  • 27% dos colaboradores afirmam que as transformações digitais podem levar à extinção dos seus postos de trabalho.

 

4 – Os colaboradores estão cada vez mais envolvidos na sua formação

  • 90% dos colaboradores europeus estão dispostos a aceder a percursos de aprendizagem por conta própria para responderem eficazmente às mudanças nas suas profissões e no mercado de trabalho;
  • 45% dos colaboradores estão dispostos a financiar parte da sua formação;
  • 71% dos colaboradores aceitariam frequentar uma formação no seu tempo livre.

 

Ao fazer parte do Grupo CEGOS, líder europeu na área de L&D, a CEGOC entende que a partilha de estudos internacionais de relevo como este faz parte do seu ADN e da sua missão – responder ao desafio crucial de ajudar a desenvolver competências de uma forma sustentável e responsável.

É por isso que recomendamos a leitura e análise atentas dos resultados surpreendentes encontrados neste estudo “Transformation, Skills & Learning”, que nos ajudam a antever (e a preparar) as principais tendências no campo da aprendizagem e nos recordam, agora mais do que nunca, o poder estratégico da formação e do desenvolvimento de competências, como forma de nos adaptarmos a esta nova realidade e encararmos o futuro com confiança.

 

 

Quer aceder ao estudo completo “Transformation, Skills & Learning”?

Visite o nosso site e faça download aqui.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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