Técnicas de brainstorming para desbloquear o processo criativo

Consultores Cegoc

As técnicas de brainstorming têm um papel importante na criatividade da organização como um todo. Quer seja um processo formalizado ou algo que ocorre naturalmente em reunião, as sessões de brainstorming podem ajudar a gerar as melhores ideias dentro das equipas e organizações.

Nem todas as sessões de brainstorming são iguais, sendo que existe uma variedade de formas de chegar ao processo de criação de novas ideias.

 

 

Com isso em mente, sugerimos abaixo algumas sugestões de técnicas:

- Brainstorming tradicional

As formas de brainstorming podem variar de organização em organização.
Se optar por um brainstorming tradicional, pode simplesmente abrir a discussão e permitir que todos os presentes possam partilhar as suas ideias.

Infelizmente, nem sempre corre bem: a maior força das sessões tradicionais de brainstorming é também a sua maior desvantagem. Como não existe uma estrutura, indivíduos com personalidade mais forte ou perfil mais comunicativas podem sobrepor-se, enquanto outros podem sentir-se mais constrangidos para comunicar (mesmo tendo grandes ideias).

 

- Método 6-3-5

Adequado para colaboradores habituados a estruturação e ordem, este método poderá demorar menos de uma hora e levar a uma poderosa sessão de brainstorming.

O ‘6’ refere-se ao número de pessoasenvolvidas no processo de criação de ideias, com a função de desenvolver soluçõespara resolver determinado problema, além de uma sétima pessoa que serámoderadora. Durante cada ronda, cada pessoa envolvida terá que desenvolver ‘3’ideias, que serão registadas.

‘5’ minutos será o tempo permitido para cadafase do processo, durante o qual as seis pessoas terão que criar três ideias.Ainda que a limitação do tempo possa ser útil para que os indivíduos semantenham focados, este aspeto pode ser alterado consoante as necessidades daorganização.

 

- Reverse Brainstorming

Esta técnica pode levar a uma surpreendente resolução, quando mais nada parece funcionar.

Em vários negócios, podem ocasionalmente surgir problemas que parecem não ter solução e, com este sistema, irá analisar o problema de uma perspetiva completamente diferente – por exemplo, se o problema for “Como podemos aumentar as vendas?”, podem perguntar-se “O que podemos fazer para intencionalmente as decrescer?”. Enquanto pensa no que poderá levar a que prejudique os números, pode encontrar ações que tenham um efeito positivo.

 

- Rolestorming

Para levar o brainstorming numa nova direção, é possível utilizar esta prática, que combina interpretação de papéis e brainstorming. Essencialmente, em vez de fazer parte de uma sessão normal, os colaboradores presentes irão atuar enquanto outras personas – o que pode levar a que algumas pessoas expressem mais facilmente as suas opiniões ao agir como outrem.

 

- Round-Robin

Todos os indivíduos têm diferentes personalidades e facilidade em se expressarem mais ou menos. De forma a potencializar aqueles que não comunicam tão facilmente, utilize esta técnica ‘silenciosa’, onde as ideias são escritas ao invés de verbalizadas. Todos irão escrever num cartão e passar à pessoa seguinte, que irá adicionar os seus inputs ao que está escrito.

No final, todos poderão sentir-se confortáveiso suficiente para exprimir as suas opiniões e ideias.

 

Ao terminar a leitura deste artigo, esperamos que consiga ter uma compreensão mais clara das forças e fraquezas de cada técnica, o que levará a uma tomada de decisão quanto à que está mais direcionada para a sua equipa/empresa. Ou, melhor, poderá até chegar à conclusão de que existe que mais do que uma técnica aplicável!

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais