Aprender a adaptar-se ao nosso novo mundo

Consultores Cegos

A expressão "sem precedentes" tem sido usada frequentemente para descrever a pandemia de Covid-19. À medida que muitos países saem do confinamento, podemos ver claramente como o nosso novo mundo se tornou num mundo sem precedentes.

As mudanças acentuadas por que passamos afetarão, também, a forma como aprendemos.

Milhões de profissionais têm estado a trabalhar a partir de casa desde o início da pandemia. Apesar de não ser novidade para alguns, a maioria dos profissionais tem sido forçada a adaptar-se rapidamente. No mundo pré-Covid-19, as reuniões por Zoom eram apenas a segunda opção e, apesar do aumento do Digital Learning no mundo da formação empresarial, os workshops presenciais continuavam a ser a opção preferida.

Atualmente, tudo está diferente. Habituámo-nos a realizar a maior parte dos nossos negócios profissionais on-line. Antes, tínhamos de viajar para nos encontrarmos com os nossos clientes ou colegas; agora, carregamos num botão e todos aparecem magicamente num conjunto de quadrados no nosso ecrã. Não é perfeito, claro. E por mais inteligente que seja a tecnologia, conhecer pessoas on-line nunca será a mesma que conhecer alguém na vida real.

Ainda assim, funciona.

Podemos ter uma conferência telefónica de uma hora com os nossos colegas, alguns dos quais podem estar noutro lado do mundo, e fazer mais nessa hora do que se tivéssemos de reunir com essas pessoas separadamente. Alguns líderes empresariais estão a considerar seriamente a redução do espaço de escritórios e dar aos seus colaboradores a flexibilidade de trabalharem a partir de casa. A tendência de trabalhar fora do escritório tornar-se-á, certamente, o novo normal, mesmo quando a ameaça da pandemia tiver diminuído.

Desenvolvimento pessoal em tempo do Covid-19

Não há dúvida de que o distanciamento social e outros problemas relacionados com a pandemia estarão connosco durante algum tempo. No entanto, como os seres humanos não se adaptam facilmente, em breve, regressaremos a algo que se assemelha à normalidade e os nossos negócios começarão a crescer e a desenvolver-se novamente. Isto também significa desenvolvimento pessoal.

Independentemente dos desafios empresariais que a Covid-19 nos trouxe ­— cortes orçamentais, redução da procura, medidas de distanciamento social etc. —, os seus colaboradores continuam a precisar de melhorar as competências. Na verdade, devido aos desafios únicos que enfrentam nestes tempos difíceis, poder-se-ia dizer que as pessoas precisam mais do que nunca de oportunidades para melhorar as competências. Soft skills como a gestão do tempo, o trabalho à distância e a comunicação precisam de ser aperfeiçoadas para ajudar as pessoas a ter o melhor desempenho possível. Aprender a liderar da melhor forma e a melhorar as competências de gestão também será bastante gratificante, tanto a curto como a longo prazo. Além disso, as competências que aprendemos à luz desta pandemia serão igualmente valiosas quando a Covid-19 se tornar uma memória distante.

As empresas de formação também têm de se adaptar. A procura de workshops presenciais, especialmente para grandes grupos, diminuiu consideravelmente desde que a pandemia se instalou. Neste momento, os nossos programas de formação são ministrados quase totalmente on-line.

A boa notícia é que a formação on-line é tão eficaz como a presencial. De facto, a formação on-line tem várias vantagens. Não é preciso deslocação e é rentável, fácil de realizar em grande escala e mais conveniente para os formandos. Ficará surpreendido com a facilidade que há em interagir com um grande grupo de pessoas on-line, quando os formadores têm acesso a salas para pausa, quadros brancos e outras versões digitais de ferramentas de formação presencial.

Antes da pandemia, a Cegoc já tinha desenvolvido uma nova forma de dar formação com a nossa Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL®. Os programas são compostos por vários métodos de formação, incluindo vídeos, coaches e um programa personalizado de aprendizagem no local de trabalho. Foi concebido para ser ministrado sem a necessidade de interação presencial, além de ter uma fase no local de trabalho que é conduzida pelos participantes e pelos seus parceiros de aprendizagem (learning buddies). Felizmente, lançámos o programa mesmo a tempo para quando era mais necessário!

O desenvolvimento pessoal continua a ser uma componente vital em todos os negócios de sucesso, especialmente quando os seus colaboradores se adaptam a novas formas de interação. É provável que o seu negócio esteja a funcionar de forma reduzida neste momento, pelo que os seus colaboradores precisam do máximo apoio possível para ter o melhor desempenho.

A formação presencial não tem os dias contados e vai regressar de alguma forma, à medida que a pandemia for diminuindo. Apesar da conveniência das interações on-line, nós, humanos, somos animais sociais e ansiamos pelas interações com a família, os amigos, os colegas e os clientes com quem não pudemos estar devido ao confinamento. Mas o nosso mundo mudou para sempre, e temos de aprender a adaptar-nos. A aprendizagem on-line é uma ferramenta que o ajudará exatamente nisso e está aqui para ficar, não importa o quanto a situação se torne sem precedentes. Saiba mais sobre a Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL® da Cegoc aqui. Contacte-nos para conversarmos sobre como podemos ajudar a sua equipa a melhorar as competências nesta fase em que o seu negócio entra na fase de recuperação. 

Escrito por

Consultores Cegos

Saiba mais