O papel da liderança para acelerar o crescimento dos negócios

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Vivemosnum ambiente global, de ebulição tecnológica e pautado por transformações queimpactam diretamente todos os quadrantes da sociedade e de onde emergem novaspossibilidades a cada minuto. Neste contexto de mudança e aceleraçãovertiginosa em direção ao futuro é na própria evolução e transformação doslíderes e da liderança de amanhã que reside a chave para o desenvolvimento dasprincipais competências, aquelas que serão determinantes, para o sucessoindividual e organizacional.

Heike Bruch é professora de Liderança e diretora do Institute for Leadership and Personnel Management na University of St. Gallen, na Suíça.  É ainda a fundadora e diretora de pesquisa do Programa de Energia Organizacional (OEP – Organizational Energy Program). No Business Transformation Summit 2019, falou sobre como os estilos tradicionais de gestão e liderança deixaram de estar adequados aos dias e aos propósitos de hoje.

 

 

Quando o sistema hierárquico de gestão é aplicado, arriscamo-nos a destruir a paixão e o entusiasmo dentro dos nossos negócios, afirma Bruch. Em vez disso, os gestores e líderes devem trabalhar de forma mais criativa, cultivando uma gestão orientada para objetivos que incorpore a busca pela inspiração.

 

Segundo Heike Bruch, existem três considerações essenciais em relação à liderança moderna:

  • Como é que os líderes utilizam a sua energia?
  • Qual é o seu estilo de liderança?
  • Como é que os líderes orientam o trabalho em equipa?

A energiaorganizacional é a intensidade e a qualidade com a qual uma empresa, umdepartamento ou uma equipa mobiliza o seu potencial emocional, cognitivo ecomportamental para atingir as suas metas – e é alcançando o equilíbrio entreestes denominadores que as organizações conseguem cultivar um crescimentosustentável.

Assista a este pequeno vídeo para ouvir mais insights de Heike Bruch sobre como incrementar as suas competências de liderança.

 

 

Para saber como aCEGOC o pode ajudar a acelerar a transformação do seu negócio através daliderança, visite o nosso website econtacte-nos.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

Saiba mais