Os benefícios REAIS das classes VIRTUAIS para as organizações

Joana TeixeiraHead of Digital Learning

A velocidadeestonteante a que tudo acontece nos dias de hoje, o aparecimento de novastecnologias, a mudança dos paradigmas de negócio e a necessidade de apostar na aprendizagem ao longo da vida para garantir uma verdadeiratransformação e plena integração na economia 4.0 são alguns dos fatores quetornam as classes virtuais cada vez mais atrativas.

Seja do ponto de vista do formador, do formando ou do responsável de L&D, uma classe virtual bem desenhada apresenta benefícios como: uma aprendizagem altamente interativa; a capacidade de chegar a colaboradores geograficamente dispersos ou externos às organizações; a integração de diferentes conteúdos e formatos multimédia; facilitar a transferência de conhecimentos e competências adquiridas para o contexto real de trabalho, a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo; para além de  uma otimização e equilíbrio entre o investimento realizado e os resultados obtido por parte das organizações.

 

 

Porém, como em qualquer outra ferramenta formativa, as classes virtuais podem apresentar limitações: a logística digital (software utilizado, velocidade da Internet, qualidade do áudio…) pode tornar o processo difícil para os utilizadores; a capacidade de atenção num ambiente digital pode diminuir; e as dinâmicas de grupo apresentam contornos diferentes dos utilizados em interações presenciais.

 

A pergunta que importa colocar é: podem as classes virtuais superar esses limites e tornar-se uma ferramenta de aprendizagem poderosa?

 

Na CEGOC, empresa líder há quase 60 anos na área da formação e da transformação de pessoas nas organizações, acreditamos que SIM.

Depois de termos sido, no passado, pioneiros do e-learning em Portugal, preconizamos hoje o Digital Learning e enveredamos por modelo de aprendizagem mais eficientes, adaptados e personalizados, de forma a responder às necessidades e aos desafios atuais das organizações e das suas pessoas. É este o caso da abordagem 4REAL® (Real Efficient Adapted Learning) – a primeira solução a integrar a personalização do percurso de aprendizagem com a sua transferência para o local de trabalho, através de uma experiência 100% transformadora e assente em recursos digitais, que permitem aumentar o engagement, melhorar a Learner eXperience e, acima de tudo, promover o aumento da eficácia da aprendizagem.

 

Como o fazemos? Através da LearningHub @Cegos, a plataforma de apoio à aprendizagem que serve de suporte à experiência 4REAL®. Com uma utilização fácil e intuitiva e um interface possível de customizar permite:

  • a personalização do ambiente de aprendizagem;
  • a integração de atividades colaborativas como fóruns ou chats;
  • e ainda o acesso a um vasto leque de ativos digitais com diferentes formatos, onde se incluem módulos interativos, videocasts, quizzes e as aqui exploradas classes virtuais – que mediante sessões síncronas de vídeo-conferência permitem a interação, colaboração e partilha de experiências e recursos entre participantes em tempo real.

 

 

De forma a retirar o máximo partido do promissor potencial das classes virtuais aplicadas à (trans)formação, é necessário, porém, garantir que se reúnem várias condições:

  • apostar em estratégias formativas envolventes que garantam um nível de participação semelhante aos das sessões presenciais (através de atividades de Q&A, brainstormings, exercícios individuais e em grupo, entre outros);
  • explorar e otimizar os diferentes suportes e possibilidades do digital;
  • desenhar uma Learner eXperience imersiva e co-criada com as organizações e os colaboradores; garantir o suporte por parte do formador ao nível da “logística digital”;
  • e ainda assegurar o envolvimento e participação ativa das chefias diretas nos percursos de aprendizagem para impulsionar a aprendizagem dos membros da equipa e apoiar na sua eficaz implementação.

 

Só deste modoserá possível otimizar todas as vantagens REAIS das classes VIRTUAIS para asorganizações e ajudá-las, assim, a conquistarpatamares superiores de competência, ousadia e competitividade.

 

*Este artigo foi originalmente publicado noDinheiro Vivo.

Escrito por

Joana Teixeira

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA.Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA.Consultora/ Formadora das áreas Comercial e de Desenvolvimento Pessoal, nomeadamente formação de formadores, Organização Pessoal e Gestão do Tempo, Negociação e Gestão de Conflitos, Assertividade, Técnicas de Comunicação; Tutora de cursos eLearning e Blended e consultora para o desenvolvimento de conteúdos.
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