Propósitos

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

As empresas são as suas pessoas, os seus processos, o seu conhecimento, os seus produtos, os seus clientes, os seus fornecedores e uma enormidade de diferentes e diversos interlocutores individuais e institucionais. São uma matriz complexa de intercessões de conteúdos, processos e indivíduos onde as lideranças assumem um papel fundamental na condução das diferentes equipas na prossecução dos objetivos mas sobretudo na sábia orquestração das equipas com propósito e para um propósito.
 

 
A liderança da atualidade tem como papel primordial ser o ativador e energizador da cultura da empresa, cultivando e imprimindo os valores, missão e visão mas acima de tudo conduzindo a equipa com propósito.
 
Propósito esse que se traduz em coisas simples como o cumprimento das tarefas de cada colaborador e equipa na obtenção de resultados; na promoção de relações saudáveis interpessoais, intergeracionais dentro e fora da equipa; na definição e estimulação de condutas com impacto significativo e positivas na organização; na promoção do equilíbrio do propósito pessoal e profissional de cada um e de todos.
 

Liderar é ter na mão a batuta e à frente uma orquestra que de forma quase perfeita, quase imperfeita, quase brilhante, quase tosca, toca de acordo com a pauta, tentando cumprir cada bemol ou cada sustenido.

 
Liderar é ter na mão a batuta que conduz diferentes propósitos num propósito comum sem nunca esquecer que as diferenças existem, as vontades são díspares e na diversidade se pode chegar mais longe.
 

Liderar é agregar propósitos!

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais