Nascemos líderes ou aprendemos a ser?

Por o 5 Abril 2019

Na sociedade atual, muitos são os cargos, sejam eles políticos ou empresariais, que dão às pessoas posições de liderança. Mas estar nestas posições de chefia significa que se é realmente um líder? As palavras parecem sinónimas mas, na verdade, há muito que as distingue.

Ser líder não significa apenas ter um cargo importante numa organização, normalmente com uma posição de liderança sobre os outros, significa ser responsável por tomar várias decisões que, de alguma forma, vão afetar o futuro da empresa.


 

Desta maneira, é importante que a pessoa com esta função disponha de algumas aptidões e competências mais desenvolvidas, nomeadamente as de condução, gestão, comunicação e liderança junto das pessoas com as quem trabalha.

 

A capacidade de liderança

Mas antes de tudo, é importante explicar quais são, afinal, as competências que realmente fazem de alguém um bom líder: este deve ser aquele que influencia os outros de forma positiva, de modo a inspirá-los através das suas atitudes e palavras, sem ter a necessidade de dizer que é ele quem manda. É aquele que motiva os outros sem necessidade de recorrer a qualquer tipo de arrogância ou autoritarismo.

Todas estas competências são praticadas e desenvolvidas com a experiência que vamos ganhando ao longo da vida. Ou, para quem estiver realmente empenhado em se tornar um bom líder, existem também cursos e formações específicas para desenvolver estas aptidões.
 

Aprender a ser um líder

Embora muitas das competências que caracterizam um bom líder já nasçam com a pessoa, é preciso depois que estas sejam moldadas e polidas. Com o devido treino, outras características que a pessoa não julgava possuir, podem ser desnvolvidas. Aptidões como uma boa capacidade para se relacionar com as pessoas, de se comunicar efetivamente sem criar conflitos e habilidade para organizar e gerir um projeto são as competências que alguém que ambiciona ser líder deve ter e trabalhar.
 

Um líder numa organização

No contexto empresarial, o foco de um líder deve ser sempre obter resultados positivos. Para isso, para ser um bom líder, além de ser organizado e ter metodologia de trabalho, é importante que o gestor de uma empresa consiga cativar, envolver e inspirar os seus colaboradores para a concretização da missão e propósitos da empresa.

Mas, como já referido, liderar não significa mandar nos outros. Uma autoridade imposta nunca vai ser tão bem respeitada como uma autoridade realmente merecida. Um líder que quiser ser considerado como tal não pode nunca julgar-se superior perante os outros apenas porque possui um cargo “maior”. Por outro lado, deve ter o cuidado em tomar decisões assertivas e medir sempre todas as suas ações, nomeadamente o momento certo para agir ou recuar. Só assim a empresa conseguirá alcançar sucesso e ele ser visto como um real líder pelos seus subordinados.
 

Liderar é algo inato ou treinado?

Na verdade, para se ser líder é preciso possuir certas competências que normalmente são intrínsecas à pessoa. Ao mesmo tempo, também o contexto em que o indivíduo cresce e as experiências que vive vão moldando-lhe a personalidade de modo a torná-lo (ou não) um líder.

Se olharmos para um conjunto de crianças enquanto brincam, algumas terão uma atitude mais passiva, deixando, por exemplo, que sejam outros a decidir e a conduzir as brincadeiras. Estes são aqueles que desde novos apresentam já alguns “traços” de liderança e de influência perante os outros. Ainda assim, estas características podem e devem ser trabalhadas.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Os 4 papéis essenciais da Liderança

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Luis Gonçalves Desde 1 ano

Super útil industrialmente e formação

Resposta
Avatar

Luis Gonçalves Desde 1 ano

analitico e indispensavel na industria

Resposta
Avatar

Marisa Desde 1 ano

Gostei dos artigos. Gostaria de receber.

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 1 ano

Obrigada pelo seu comentário, Marisa! 🙂
Informamos que pode receber os novos artigos do Blog de Liderança e Management diretamente na sua caixa de e-mail – basta que insira o seu endereço de e-mail no canto superior direito do blog (onde diz “Email de alerta”).

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 1 ano

Luis Gonçalves, muito obrigada pelo feedback tão positivo. 🙂
Esperamos que subscreva o Blog de Liderança e Management e continue a acompanhar as nossas novidades.

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe