Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Por o 1 Abril 2019

Stephen Covey, autor do livro “The 7 Habits of Highly Effective People”, define um hábito como a “intersecção entre conhecimento, habilidade e vontade” para agir de uma determinada maneira e com um determinado sentido de propósito. Como são padrões de comportamentos “consistentes”, repetitivos e, por vezes, “inconscientes”, os hábitos “são as expressões do nosso caráter e produzem a nossa eficácia… ou a nossa ineficácia.”
 

 
Assim, e com base na ideia de que nós somos (também) aquilo que as nossas ações mostram, “o nosso caráter é basicamente um composto dos nossos hábitos”. Diferentes pessoas têm, naturalmente, hábitos diferentes e os “hábitos eficazes” são aqueles que habilitam a pessoa a “alcançar os resultados que pretende, de uma maneira que lhe vá permitindo alcançar ainda melhores resultados no futuro”.

Se quisermos, então, melhorar a nossa eficácia, torna-se necessário adotar padrões comportamentais estáveis que a potenciem, mudando, se necessário, os nossos “paradigmas” e procurando estratégias que nos tornem, de modo consistente e continuado, pessoas “conscientemente competentes”.
 

Quais são, então os “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”?

    • HÁBITO 1 – “Seja Proativo” – o “Hábito da Visão Pessoal”
      Ser “proativo” é aceitar que somos responsáveis pelo nosso próprio comportamento e é tomar opções mais na base de valores e princípios, do que sob a pressão das circunstâncias ou das emoções do momento. As pessoas “proativas” são agentes de mudança e optam por não se vitimizarem, não serem reativas nem se queixarem. Assumem-se como a principal força criativa das suas próprias vidas, o que é provavelmente a decisão mais importante e fundamental que cada pessoa pode tomar acerca de si própria.

     

    • HÁBITO 2 – “Comece com o Fim em Mente” – o “Hábito da Liderança Pessoal”
      As pessoas que aplicam este hábito modelam o seu próprio futuro pela criação de uma visão e sentido de propósito e de finalidade para os seus projetos e para as suas vidas. Não vivem o dia-a-dia, de modo puramente casuístico e sem terem um claro sentido de propósito na sua mente.

     

    • HÁBITO 3 – “Dê Prioridade ao que é Prioritário” – o “Hábito da Gestão Pessoal”
      Dar prioridade ao que é prioritário é, basicamente, cada um focalizar-se no que é importante e saber dizer não àquilo que o não é. É agir de modo a que as coisas realmente importantes não fiquem à mercê de outras menos importantes.

     

    • HÁBITO 4 – “Pense Ganhar-Ganhar” – o “Hábito da Liderança Interpessoal”
      Pensar Ganhar-Ganhar é uma atitude focalizada na procura de benefícios mútuos em todas as interações, baseada no respeito e na consideração pelos outros. Este hábito encoraja a resolução negociada de conflitos, e estimula os indivíduos a tentarem encontrar soluções reciprocamente vantajosas.

     

    • HÁBITO 5 – “Procure Primeiro Compreender para Depois Ser Compreendido” – o “Hábito da Comunicação Empática”
      Quando escutamos realmente com a intenção de compreender os outros, em vez de apenas aproveitar o compasso de espera para preparar a nossa resposta, estamos a construir a verdadeira comunicação e relacionamentos com autenticidade. Quando as pessoas se sentem compreendidas, sentem-se melhor aceites e valorizadas, o que propicia um ambiente mais favorável para falar abertamente e, também, aceitar melhor as opiniões e perspetivas dos outros.

     

    • HÁBITO 6 – “Crie Sinergias” – o “Hábito da Cooperação Criativa”
      Criar sinergias é produzir uma “terceira alternativa”: não a minha, não a tua, mas uma terceira solução, que será melhor do que aquela que qualquer um de nós produziria individualmente. É o fruto do respeito mútuo e da potencialização do poder produtivo e criativo das diferenças, na resolução de problemas e na criação de oportunidades.

     

    • HÁBITO 7 – “Afine as Ferramentas Pessoais” – o “Hábito da Renovação Pessoal”
      Este hábito consiste no desenvolvimento de práticas de renovação pessoal, em cada um dos quatro domínios fundamentais da vida: físico, social/emocional, mental e espiritual.

     
    E são estes os “7 Hábitos” que constituem o caminho para o sucesso, no respeito por princípios, por valores e mantendo a integridade pessoal. E mesmo para aqueles que, por qualquer razão, não considerem sequer a pertinência de os tentarem praticar, fica, pelo menos, o poder da ideia que eles encerram: a de que, em qualquer circunstância, cada um tem uma responsabilidade real em decidir por si e modelar o seu próprio destino.
     

    * Este artigo foi originalmente publicado no site Dinheiro Vivo.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Avatar

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Avatar

    Maria Fernanda Caeiro Janeiro Desde 5 anos

    Acho extremamente interessante estes 7 conceitos

    Resposta
    Bruna Ferreira

    Bruna Ferreira Desde 5 anos

    Olá, Maria Fernanda! Muito obrigada pelo seu comentário tão positivo. 🙂
    Esperamos que continue a acompanhar as nossas novidades aqui no Blog de Liderança e Management.

    Resposta
    Avatar

    Lisete Piava Desde 5 anos

    Gostaria de aprender continuamente.

    Resposta
    Bruna Ferreira

    Bruna Ferreira Desde 5 anos

    Olá, Lisete Paiva! Muito obrigada pelo seu comentário. 🙂
    Pode saber mais sobre o Curso de Formação mencionado neste artigo em: https://www.cegoc.pt/curso-formacao/effectiveness-personal-development/os-7-habitos-das-pessoas-altamente-eficazes/.
    Para aceder aos restantes programas formativos disponíveis e que lhe garantem uma oportunidade de formação continuada ao longo da vida, recomendamos que consulte o nosso site, em: https://www.cegoc.pt/areas-formacao/. Aqui encontra variadas soluções nas mais diversas áreas.

    Resposta
    Avatar

    Nuno Santos Desde 4 anos

    Estou verdadeiramente rendido à pessoa e à sua capacidade comunicacional.
    Não conhecia MArio Centil.
    Passo a mais um dos seus admiradores e seguidores.

    Resposta
    Bruna Ferreira

    Bruna Ferreira Desde 4 anos

    Olá, Nuno Santos!
    Muito obrigada pelo seu feedback tão positivo. Poderá ler todos os artigos da autoria do Dr. Mário Ceitil neste Blog aqui: https://www.blog-lideranca.pt/author/mceitil/
    Esperamos que continue a acompanhar os nossos próximos artigos publicados no Blog de Liderança e Management.

    Resposta

    Subscreva o Blog

    For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe