A arte de saber dirigir para se ser um líder

Nuno Fradique JerónimoSales Manager da NOS

Saber ser “líder” é, cada vez mais, um dos principais desafios dos gestores de hoje. Podemos pensar que liderança se baseia apenas em levar todos a cumprir um fim comum. No entanto, atualmente, a liderança é muito mais do que é isso, a Liderança é saber dirigir.

Dirigir é orientar e gerir os esforços de cada elemento da equipa, no sentido de garantir que os objetivos comuns da organização são atingidos. Dirigir é motivar, liderar e comunicar.

 

 

Para se poder ser um líder é importante Saber Dirigir!

 
Apresento-vos a “arte de saber dirigir para se ser um líder”.
 
Os próximos artigos serão dedicados a esta “arte”, que tem por base 3 principais eixos (Motivação | Liderança & Comunicação) Inicio com um pequeno resumo e depois, dedicarei um artigo a cada um dos eixos.

  • Motivação: Destaque principal para o que estimula cada pessoa. A motivação é o que leva cada elemento da equipa a acreditar na organização, no esforço de cada um e, acima de tudo, a lutar para que os objetivos comuns e individuais sejam atingidos. A Motivação é como a própria palavra diz: MOTIVO PARA AÇÃO.

Para o líder a capacidade de perceber onde é o ponto “M”(motivação) de cada pessoa, é um passo enorme para o sucesso!

  • Liderança: A liderança é a capacidade que podemos ter de mobilização, de desenvolver outros, de influenciar e de atingir objetivos comuns acima dos individuais. A capacidade liderança é adquirida e deve ser sempre desenvolvida para que se perceba cada vez melhor onde se pode melhorar. É através da liderança que se gerem os “Egos” de cada elemento da equipa.

A qualidade da liderança visa cada vez mais a capacidade de gestão emocional do próprio líder!

  • Comunicação: É a forma como se consegue comunicar e influenciar. É o meio como o líder consegue persuadir e influenciar a sua equipa a atingir melhores resultados comuns e individuais. A forma de comunicação efetiva é hoje um dos desafios das organizações, porque tudo o que o líder faz envolve comunicação.

Mais importante do que saber “falar/comunicar bem”, é entender o que foi percebido pelo outro! Para o líder, é importante que todos percebam, claramente, o que se pretende!

 
As empresas existem para alcançar objetivos, manter rentabilidade e gerar lucros, para que o consigam necessitam de pessoas, que têm necessidades, desejos, objetivos e ambições distintas. Nesse sentido, é fundamental que se consiga compatibilizar todas as necessidades, desejos, objetivos e ambições de cada pessoa em torno do principal objetivo da empresa – Lucro!
 

A “arte de saber dirigir” permite a que cada líder consiga obter ferramentas para que cumpra todos os desafios a que se propõe.

 
O líder percebe cada elemento da sua equipa como sendo único, aprendendo a lidar de forma diferente com cada um e com todos!

No próximo artigo vou explorar os principais conceitos da motivação e a forma como conseguimos ser mais lideres, tendo como base o que nos motiva.

Escrito por

Nuno Fradique Jerónimo

Perto de 20 anos de experiência em liderança de equipas vendas.Inicio de carreira profissional no grupo PT no lançamento de equipas comerciais no “Sapo ADSL” e coordenação de parceiros. Assumi funções de gestão na ZON e atualmente na NOS com função de gestão canais comerciais e coordenação da área de planeamento e controlo da atividade vendas diretas.Sou apaixonado pela vida, pela arte de comunicar e de influenciar. considero-me um bom comunicador e contador de histórias, nos últimos anos enveredei pelos estudos em coaching, neuro negociação e liderança. MBA Gestão de Empresas e Pós Graduação em Sales Managment.Com uma experiência de 20 anos no ramo das telecomunicações, atualmente Manager na NOS, estou habituado à pressão, sucesso, falhanço e aprendizagem que fazem parte das atividades comerciais. Regularmente, partilho conhecimento em palestras em eventos de beneficiêcnia, colaborei com o Junior Achivement Program, ajudando alunos a enfrentar desafios escolares, sociais e profissionais.
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