A arte de comunicar III - O que está na minha mente, consigo comunicar e influenciar

Nuno Fradique JerónimoSales Manager da NOS

Olá, como referi no meu anterior artigo, proponho-me a escrever sobre CHA, para comunicar melhor e conseguirmos influenciar, temos que ter o CONHECIMENTO, HABILIDADE e ATITUDE para que a mensagem faça sentido junto da nossa plateia.

Como referi no meu primeiro artigo, mais do que o que comunicamos é a forma como comunicamos que pode influenciar os “estados/emoções” de quem está a receber a nossa mensagem. Com o CHA,  proponho técnicas para conseguirmos que a nossa mensagem seja muito mais eficaz.

Quando a mensagem não é devidamente percebida, a questão não está no recetor mas sim no emissor!

No CONHECIMENTO encontramos tudo o que seja a nossa competência, o nosso conhecimento teórico, a nossa informação.

Muitos de nós, quando temos muito conhecimento teórico, corremos o risco de o espalhar todo na nossa comunicação. Lembra-te sempre: a tua plateia pode considerar isso “desinteressante” e até mesmo “chato”.

É excelente termos todo o conhecimento teórico e como tudo realmente funciona, desde que utilizemos isso para facilitar a nossa comunicação e saber explicar melhor. Pensa sempre em conseguir trazer para a realidade todo o conhecimento e aplicar ao momento atual, de forma a que todos percebam.
Coloca-te sempre no papel de quem está a escutar e percebe: é relevante esta informação ou apenas é um conhecimento teórico? Por exemplo, os nossos “professores” passam por todo este desafio, conseguir transformar em interessante alguma informação que não deixa de ser apenas informação teórica.

Melhora o conhecimento do que te envolve e do que pretendes do recetor, só assim consegues que a tua mensagem tenha significado para quem a escuta!

A HABILIDADE é o lado mais “rico” da comunicação, é a procura pela perfeição, a nossa prática e a capacidade de execução.

Quando pensamos em comunicar algo, muitos usam a desculpa: “ele é um mestre na comunicação... para ele é fácil...”. Não se “escondam” em desculpas, para ser hábil na comunicação é necessário muito treino e foco no que se pode melhorar e na forma como se pode melhorar, é uma procura contínua da melhoria. Na Habilidade encontramos sempre a procura pela melhor forma de comunicar. É aqui que fazemos as questões: este exercício é o adequado para a minha audiência?... esta forma de passar o conhecimento é a melhor forma para captar a atenção? A Habilidade traduz em interessante todo conhecimento que temos e a sua capacidade de execução ajuda a que possamos melhorar a cada momento.

Procura sempre a melhor forma de passar a tua informação até que penses: é tão simples assim!
Se tu achas muitos vão achar!

Nas nossas mensagens todo o nosso corpo comunica e para isso, a ATITUDE é a chave mestra para mostrar que estamos presentes!

É aqui que demonstramos a ação, é aqui que se mostra o querer, é aqui que se procura a mudança e nos obriga a pensar diferente e fazer diferente. Coloca sempre uma enorme carga de ATITUDE em tudo o que fazes. Quando estás a ouvir um discurso, por melhor que ele seja, se o mesmo não estiver com a atitude correta, a aceitação ou a apreensão da mensagem não vai ser a mesma.
Aqui usa os braços, as mãos, mexe-te e envolve as pessoas contigo, altera tons de voz, tendência quando somos muito conhecedores e muito hábeis é falar pausadamente e mais monocórdicos... Tenta fazer diferente varia os tons de voz, mexe-te no teu “palco” mexe os braços – envolve as pessoas!

A atitude certa na quantidade certa é como a pessoa certa na nossa vida... faz todo o sentido!

Já pensaste... porque é que tenho de influenciar? Porque não é tudo como eu acho que deveria ser?
Pois, o tema é esse mesmo... todos pensamos o mesmo mas de formas diferentes.

No próximo artigo vou falar na “arte de influenciar”. Até lá!

Escrito por

Nuno Fradique Jerónimo

Perto de 20 anos de experiência em liderança de equipas vendas.Inicio de carreira profissional no grupo PT no lançamento de equipas comerciais no “Sapo ADSL” e coordenação de parceiros. Assumi funções de gestão na ZON e atualmente na NOS com função de gestão canais comerciais e coordenação da área de planeamento e controlo da atividade vendas diretas.Sou apaixonado pela vida, pela arte de comunicar e de influenciar. considero-me um bom comunicador e contador de histórias, nos últimos anos enveredei pelos estudos em coaching, neuro negociação e liderança. MBA Gestão de Empresas e Pós Graduação em Sales Managment.Com uma experiência de 20 anos no ramo das telecomunicações, atualmente Manager na NOS, estou habituado à pressão, sucesso, falhanço e aprendizagem que fazem parte das atividades comerciais. Regularmente, partilho conhecimento em palestras em eventos de beneficiêcnia, colaborei com o Junior Achivement Program, ajudando alunos a enfrentar desafios escolares, sociais e profissionais.
Saiba mais