A arte de comunicar - “O que está claro na minha mente, consigo comunicar e influenciar”

Nuno Fradique JerónimoSales Manager da NOS

Neste artigo venho partilhar as minhas ideias das primeiras bases para a comunicação, como a importância da escolha das palavras, do trabalhar a nossa mente para poder orientar para uma forma de comunicar positivamente, a definição clara de objetivos do que queremos comunicar e a forma como o queremos comunicar.

Além do que se diz, é a forma como se diz que tem mais impacto na comunicação com o outro

Quem de nós já ficou chateado com o que alguém nos disse? Além das palavras, foi a forma como foi dito... “não foi o que disseste foi a forma como o disseste...” ou “estavas mesmo nervoso, notou-se logo pelo teu olhar...

Todos já nos sentimos desconfortáveis não pelas palavras, mas acima de tudo pela forma como elas nos foram ditas!

Acredito que uma das melhores formas para obter mais sucesso, é melhorando a nossa capacidade de comunicar.

Quantas vezes já aconteceu estarmos com dificuldade de comunicar com alguém, mesmo estando a usar o mesmo discurso que estamos a usar desde sempre? Porque é que com este público não estamos a ter a melhor reação, quando com outros obtemos excelente feedback.

A diferença está na forma como lidamos com cada um dos desafios e nos deixamos (ou não) influenciar por esse momento.

Muitos de nós limitamo-nos a proferir palavras - dizemos ou lemos coisas, partilhamos informações, opiniões, etc... outros procuram mostrar o seu ponto de vista e ir de encontro com a concordância de todos... outros, porém aceitam a comunicação como sendo um instrumento para fazer passar, cada vez melhor, a informação pretendida.

Comunicar com Impacto
Usar a sua influência para obter resultados

Então, qual é a diferença entre simplesmente falar e comunicar?

A diferença entre dizer/falar e comunicar é enorme.

Enquanto que o simples “falar” pode ser uma conversa banal sobre nada, a comunicação é sobre algo especifico que queremos passar. Podemos estar a querer dizer o melhor discurso do mundo, o que foi muito bem escrito e, no entanto, não estamos a ter sucesso na mensagem que queremos passar.

Na maior parte das vezes estamos mais preocupados com a leitura da mensagem do que propriamente na forma como a queremos comunicar.

Quando queremos comunicar é muito importante saber qual o objetivo que pretendemos com o que estamos a comunicar, o que queremos comunicar?, o que queremos dizer?, como queremos dizer? e o que pretendemos obter de resposta do outro lado? Como é o nosso público? Que reações queremos?

A arte da comunicação começa com os nossos porquês, com a nossa procura continua das respostas e que deveremos procurar responder de forma bastante clara para nós próprios.

Apresento uma forma simples para conseguir comunicar de forma simples, clara e objetiva, vamos definir o nosso “QQQPC” respondendo a estas questões:

Quê?; Quem?; Quando?; Porquê?; Como?

  1. Quê - o que queremos comunicar.
  2. Quem -  a quem se destina a nossa comunicação.
  3. Quando - timing e/ou timings que queremos comunicar.
  4. Porquê - qual o motivo da comunicação e qual o resultado que pretendemos.
  5. Como - nossa ação, como o vamos fazer.
Escrito por

Nuno Fradique Jerónimo

Perto de 20 anos de experiência em liderança de equipas vendas.Inicio de carreira profissional no grupo PT no lançamento de equipas comerciais no “Sapo ADSL” e coordenação de parceiros. Assumi funções de gestão na ZON e atualmente na NOS com função de gestão canais comerciais e coordenação da área de planeamento e controlo da atividade vendas diretas.Sou apaixonado pela vida, pela arte de comunicar e de influenciar. considero-me um bom comunicador e contador de histórias, nos últimos anos enveredei pelos estudos em coaching, neuro negociação e liderança. MBA Gestão de Empresas e Pós Graduação em Sales Managment.Com uma experiência de 20 anos no ramo das telecomunicações, atualmente Manager na NOS, estou habituado à pressão, sucesso, falhanço e aprendizagem que fazem parte das atividades comerciais. Regularmente, partilho conhecimento em palestras em eventos de beneficiêcnia, colaborei com o Junior Achivement Program, ajudando alunos a enfrentar desafios escolares, sociais e profissionais.
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