A importância da responsabilidade social para as empresas do futuro

Consultores Cegoc

Para sobreviver ao atual mundo dos negócios, a sua empresa tem que ter uma posição social.

A responsabilidade social é determinante para que a sua empresa possa mostrar aos clientes que se interessa por questões sociais amplas, sem impacto direto nas margens de lucro. Estará, assim, a criar reputação.

 

 

Para ilustrar como a responsabilidade social tornou-se crítica, um estudo de 2017 da Cone Communications descobriu que mais de 60% dos americanos esperam que as empresas promovam mudanças sociais e ambientais na ausência de regulamentação governamental.

A maioria dos consumidores pesquisados (87%) disse que compraria um produto porque a empresa apoiava um problema com o qual se identificava.

E uns impressionantes 76% afirmam recusar-se a comprar algo de uma empresa se souberem que esta apoia uma questão contrária às próprias crenças.

Mas os consumidores não são os únicos que são atraídos por empresas que praticam estas políticas. Susan Cooney, gerente global de programas de diversidade e inclusão da Symantec, disse que a estratégia de responsabilidade social de uma empresa é um grande fator na decisão da escolha de emprego.

"A próxima geração de funcionários procura empregadores que estejam focados em três coisas: pessoas, planeta e receita", disse Cooney ao Business News Daily.

Segundo James Epstein-Reeves, contribuidor na Forbes, são seis as razões pelas quais as empresas do futuro devem abraçar as políticas de responsabilidade social:

 

1 – Inovação

Neste contexto, a inovação é um enorme benefício para a empresa e para a sociedade. Sem sustentabilidade, os esforços de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa possivelmente não conduzem à criação de produtos inovadores.

 

2 – Poupança

A sustentabilidade é uma forma fácil para uma empresa cortar custos. Seja ao utilizar menos embalagens ou menos energia, a poupança aumenta rapidamente.

 

3 – Diferenciação de marca

No passado, a diferenciação de marca era uma das principais razões pelas quais as empresas abraçavam estratégias de responsabilidade social.

No entanto, à medida que se tornou mais comum, usá-las para diferenciar a sua marca é cada vez mais difícil.

Isto é um sinal que a responsabilidade social está a ganhar terreno e não é apenas uma moda.

 

4 – Pensamento a longo prazo

Investir na responsabilidade social permite obter melhores resultados a longo-prazo, garantindo um futuro sustentável para o seu negócio.

Isto é, o clima de preocupação empresarial tem sofrido algumas alterações. Deixa de estar unicamente associado a resultados financeiros de curto-prazo (por exemplo, relativos ao próximo trimestre) para se relacionarem com resultados financeiros de tempo indeterminado e focados na reputação que a empresa deixa registada no mercado.

 

5 – Envolvimento com o cliente

Qual é o sentido de utilizar estas estratégias se ninguém souber?

Recorrer à responsabilidade social pode ajudar a sua empresa a envolver-se mais com os seus clientes. Transmitir uma mensagem positiva é uma via de aceitação por parte dos mesmos.

 

6 – Envolvimento com funcionários

É importante que o seus funcionários saibam e se identifiquem com o que está a acontecer dentro da organização, como forma de garantir o engagement da equipa.

 

Exercer políticas de responsabilidade social constituí, assim, um grande passo para o sucesso sustentável da sua empresa.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais