Crie relações com os seus colaboradores

Por o 21 Fevereiro 2018

Comparáveis às relações pessoais, importantes para o bem-estar da vida privada de cada um, as relações profissionais são fundamentais ao bom ambiente e à realização no local de trabalho.

Segundo um artigo publicado no Sapo Emprego, “passar pelo menos oito horas do dia ao lado de uma pessoa que não se suporta pode ser desesperante. As diferenças de feitio estão, na maioria das vezes, na base da insatisfação e, quando levadas ao extremo, podem ser motivo suficiente para uma pessoa deixar o emprego”.

Um ambiente empresarial saudável, onde existe respeito e colaboração mútua, incentiva à troca de ideias, ao desenvolvimento de inovações e ao crescimento pessoal e profissional de cada um.

Enquanto empresário e gestor é fundamental que cultive o bom relacionamento entre toda a equipa. Só assim todos sairão a ganhar: gestor, colaboradores e empresa.

“A essência da gestão resume-se ao domínio das competências e técnicas destinadas a motivar pessoas de modo a transformar essas pessoas em funcionários melhores e mais produtivos, que adorem o seu trabalho mais do que qualquer outra coisa no mundo”, argumentam os autores Bob Nelson e Peter Economy.

Uma das formas mais simples para descobrir como motivar os seus colaboradores é perguntar-lhes. Um dos erros comuns entre os gestores é partirem do princípio que os seus colaboradores só querem dinheiro. Quando, muitas vezes, tudo o que precisam é de ser reconhecidos por fazerem um bom trabalho ou terem mais autonomia na tomada de decisões.

Bob Nelson e Peter Economy defendem que existem duas formas para motivar os colaboradores: incentivos e punições. Se estes fizerem o seu trabalho, da melhor forma possível, devem ser recompensados com algo que desejam. Se, pelo contrário, errarem profissionalmente, devem ser chamados à atenção.  “Por natureza, os funcionários são atraídos para os reforços positivos e afastam-se dos reforços negativos”, argumentam os autores.

As relações interpessoais, num contexto profissional, têm um grande impacto sobre a produtividade de cada um, logo os gestores devem criar um ambiente que motive os seus colaboradores e permita o florescimento da criatividade.

Aqui ficam algumas sugestões de como o podem fazer:

 

Felicite o colaborador, pessoalmente ou por escrito, por um trabalho bem feito.

  • Faça-o no momento certo e com sinceridade.

 

Celebre os êxitos da empresa e dos indivíduos que a constituem.

  • Realize reuniões e atividades criativas e inovadoras para aumentar a moral e o espírito de equipa.

 

Crie um ambiente aberto e de autoajuda.

  • Mostre aos colaboradores que estão à vontade para partilhar as suas opiniões e ideias. O envolvimento gera empenho.

 

Forneça feedback específico relativamente ao desempenho do colaborador.

  • Ajude-o a melhorar o seu desempenho através de comentários construtivos sobre os trabalhos e responsabilidades que ele tem em mãos.

 

 Dê tempo livre e flexibilidade nas horas de trabalho.

  • Perceba quando é que os colaboradores precisam de se distrair para depois voltarem a 100%.

 

Recompense o bom trabalho e assinale o mau.

  • É tão importante gratificar aqueles que se esforçam como conversar com aqueles que tem um desempenho fraco de forma a que possam melhorar.

 

Informe sobre como a empresa ganha e perde dinheiro.

  • Fale abertamente com os colaboradores sobre as várias situações da empresa e o trabalho a ser desenvolvido. Explique a cada colaborador o seu papel específico dentro do plano global.

 

Experimente colocar em prática todas estas ideias e veja a relação com os seus colaboradores melhorar profundamente. Prepare-se para alcançar o melhor para a sua equipa e, consequentemente, para o negócio.

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