Gestor e/ou líder?

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Uma jovem acaba de ser nomeada gestora e, durante uma entrevista com o seu supervisor, pergunta sobre as expectativas da nova função: "O que espera de mim como gestora? ". Resposta: "Seja um líder! ". Insatisfeita com uma resposta tão vaga, ela faz a mesma pergunta... E recebe a mesma resposta. Inegavelmente, líder e liderança são mais prováveis do que o gestor e gestão. Os estilos de gestão tornam-se estilos de liderança, fortalecem competências de liderança... São os dois conceitos sinónimos? O que os diferencia?

O líder indica a direção porque possui uma visão

Enquanto o líder é "o que seguimos", a imaginação coletiva frequentemente remete o gestor para uma imagem de experiência, ou seja, para um domínio técnico do campo de ação e/ou capacidades relacionais reconhecidas. Tornar-se gestor significa fazer uma mudança de identidade profissional e deixar ir o papel de especialista (em quê?), para uma posição de regulador centrada no processo (como?). Tornar-se líder implica outra mudança de identidade profissional centrada no significado (porquê e no para o quê?).

Assim, pode ser gestor sem ser líder ou líder sem ser gestor. Algumas organizações têm uma gestão sobrevalorizada e outras têm uma gestão deficiente: o contrário também é verdade. Um "bom" gestor não será necessariamente um "bom" líder e vice-versa. Além disso, pode ser útil distinguir as respectivas características.

O gestor está focado na gestão de processos: relações entre métodos, negócios, pessoas, interfaces. Seja qual for o papel (hierárquico, projeto, transversal), concentra-se no objetivo da missão: planear, organizar, controlar, avaliar e assumir os resultados.

O líder é apaixonado, focado no significado, sobre a visão estratégica. Vincula a função à estratégia corporativa. Integra uma dimensão de abertura para o ambiente interno e externo. É como uma "parteira" para a empresa, assim como para cada um doa funcionários.

O líder influencia a sua comitiva no sentido definido pela organização

Na gestão, algumas metáforas em torno da influência como, "ciência familiar" ou "arte da mão", são receita. Em situações de liderança, a influência é uma habilidade profissional chave. Influencia com uma intenção positiva as pessoas envolvidas e não como manipulação. A tabela abaixo permite tornar clara a distinção entre influência e manipulação.

O líder dirige as transformações

Enquanto o gestor acompanha as mudanças, o líder lidera as transformações que se caracterizam pela incerteza do resultado, a inovação permanente e uma mudança completa do paradigma: uma mudança de sistema versus uma mudança no sistema. Reúne e mobiliza os interlocutores obtendo-lhes as mudanças dos comportamentos esperados.

Então, com qual se identifica? Gestor? Gestor e líder? Líder?


Autor: Jean-Pierre Testa

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