Metodologia Lean – O que é e como aplicar – Parte I

Por o 19 Dezembro 2017

A metodologia Lean é algo sobre o qual os gestores falam muito. Acompanham não só a sua implementação, como os processos necessários para a mesma acontecer. Quando se é gestor num ambiente onde é utilizada a metodologia Lean, deve-se ser exemplar na utilização da sua pedagogia nas equipas.

Utilizar a metodologia Lean é um exercício de agilidade, pois promove o acompanhamento de mudanças em equipas individuais.

O que é a metodologia Lean?

A metodologia Lean é uma integração de métodos e ferramentas desenvolvidos na década de 90 no setor industrial e, em particular, na indústria automóvel, onde a Toyota construiu um sistema robusto, eficiente e em constante atualização, o “Toyota Production System”.

Hoje em dia, os ganhos obtidos pela aplicação da metodologia Lean em empresas de todos os setores são, muitas vezes impressionantes, uma vez que esta permite libertar energia, tempo, espaço e gerir orçamentos de form eficaz e otimizada. A satisfação do cliente é otimizada por uma gestão mais eficaz de todos os recursos ao seu dispor. O objetivo é conseguir de uma forma mais eficaz gerir os vários recursos disponíveis, melhorando os processos e aportando valor aos seus clientes.

Lean, para quem? Com quem?

Imagine por instantes que a metodologia Lean foi aplicada no seu negócio e que os projetos foram implementados com sucesso em outros departamentos da empresa. Por exemplo, no departamento de produção, os objetivos são definidos de uma forma mais clara e simplificada e as pessoas contribuem para esse processo, melhorando igualmente o seu ambiente de trabalho. Todos sabem o que fazer, em quantidade e qualidade, partilhando entre si as melhores práticas e concordando em ser avaliados de acordo com os resultados obtidos.

Caso ainda não utilize a metodologia Lean para melhorar os processos implementados no seu departamento, deveria fazê-lo, pois o seu papel enquanto gestor é promover o sucesso das suas equipas, implementando a autonomia e responsabilidade dos seus colaboradores.

A metodologia Lean, onde?

Embora a sua origem seja industrial, a abordagem Lean é actualmente implementada em todas as organizações que promovam serviços. Uma vez que todos os setores estão diretos – ou indiretamente – envolvidos. Quando a abordagem Lean se encontra implementada, é raro que uma atividade não seja impactada. Em suma, não há por onde escapar!

A metodologia Lean, como?

O gestor será o promotor da metodologia e abordagem Lean. Os princípios são:

  1. Valor para o cliente: colocamo-nos no lugar do cliente e estruturamos o serviço de acordo com o que é expectável.
  2. Cadeia de valor necessária: estudamos a realidade dos processos existentes e pensamos em tudo o que é supérfluo.
  3. Fluxo contínuo e fluxo desenhado: garante que o processo seja executado sem problemas e a partir do pedido do cliente.
  4. Perfeição através de uma melhoria contínua: as melhores práticas são escritas pelos colaboradores com as melhores performances.

A metodologia Lean, porquê?

A abordagem Lean implica que pense de maneira sobre o seu papel enquanto gestor. Sendo estratégico para as organizações que optam por implementá-la.

O sucesso de uma abordagem que utilize a metodologia Lean é da responsabilidade dos gestores. A sua credibilidade na organização pode ser questionável, caso os mesmos não se adaptem e garantam que as suas equipas integram e alinham com esta gestão que visa, sobretudo, aportar valor.


Autor: Laurent Maimi


Veja também as partes II e III:

Outra publicação do mesmo tema

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Apolinário António Desde 3 meses

Quero receber novos artigos por email

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 2 meses

Olá, Apolinário António!

Muito obrigada pelo seu comentário. Informamos que poderá subscrever o nosso Blog de Liderança e Management no canto superior esquerdo desta página (basta inserir o seu e-mail e confirmar a mensagem que irá receber). Deixamos ainda a sugestão de subscrição para os nossos restantes blogs: https://www.cegoc.pt/blogs 🙂

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe