As 10 coisas que os líderes inspiradores fazem

Por o 15 Setembro 2017

Vivemos tempos incríveis, pautados por toneladas de desafios e múltiplas oportunidades para expressar o seu talento todos os dias. Para o ajudar a extrair o melhor de si aqui ficam 10 poderosos insights sobre liderança que são seguidos pelos maiores e mais inspiradores líderes. Inspire-se!

As 10 coisas que os líderes inspiradores fazem

 

10 poderosos insights sobre liderança

1. O trabalho de um líder é criar mais líderes

Se não está a construir mais líderes, então não está a liderar, está simplesmente a ser um seguidor. O seu trabalho (independentemente de ter ou não um cargo específico) é ajudar as pessoas a concretizar tarefas que pensavam não serem capazes. O seu trabalho é inspirar as pessoas a pegar nos seus talentos, materializá-los de alguma forma e fazerem o melhor trabalho das suas vidas. Isso faz parte do que realmente significa liderar.

 

2. Nada acontece até que haja ação.

Comece pequeno, sonhe alto, mas comece! Nada acontece até que tome uma ação. A triste realidade é que a procrastinação não é mais do que o mecanismo de defesa escolhido por pessoas assustadas. Se nós realmente traçássemos objetivos e déssemos ação às nossas visões, seriamos certamente bem-sucedidos. Mas sucesso traz responsabilidade e isso assusta muitos profissionais. E por isso adiamos fazer coisas excelentes e culpamos o mundo por qualquer mediocridade nas nossas vidas.

 

3. O seu comportamento revela as suas crenças/convicções.

Você revela ao mundo quais as suas crenças e convicções através da forma como se comporta. Queixar-se durante todo o dia  revela um conjunto profundamente enraizado de crenças de que você é impotente e apático. Trate mal os outros e está a revelar que é egoísta – e desconectado da Humanidade que o rodeia. A boa notícia é que, ao conectar-se com estes insights de liderança, ao invés de entrar numa infrutífera vitimização, o seu comportamento pode mudar automaticamente. Inspire-se!

 

 4. As ideias não valem de nada sem ação.

Mais vale ter uma ideia razoável executada que uma ideia genial com uma execução fraca.  Os melhores Líderes são aqueles que são apologistas de “menos conversa e mais ação”. Menos reuniões e mais entrega. Menos análise e mais arregaçar as mangas e concretizar projetos surpreendentes.

 

 5. Quando aprende também obtém mais

Para duplicar os seus ganhos, triplique a sua taxa de aprendizagem. Lembre-se de que a genialidade é muito menos sobre o talento natural e muito mais sobre o estudo, a preparação, a prática e a aprendizagem relativamente a tudo e a todos que o rodeiam. Quase nada gera mais retorno do que investir em workshops, conferências, cursos online, audiobooks / livros e coaching.

 

6. Tenha atenção às relações que estabelece.

A liderança é, acima de tudo, sobre relacionamentos. Os líderes mais inteligentes, mais rápidos e mais eficazes conseguem que o foco seja colocado nas pessoas. Aprenda a ouvir como um mestre. Comece a ser mais inspirador. Mantenha as suas promessas. Faça coisas agradáveis ​​para as pessoas. Seja uma pessoa generosa. As melhores oportunidades irão aparecer.

 

 7. O respeito não é concedido, é conquistado.

Um título, uma posição e um escritório grande não garante o respeito das pessoas. Não. O respeito deve ser conquistado. E a maneira mais rápida de ganhar o respeito é respeitar os outros. Não é preciso dizer muito mais.

 

8. Não confunda movimento com progresso.

De acordo com o Financial Times, coletivamente, passamos 100.000.000 minutos por dia a jogar Angry Birds e jogos similares nos nossos smartphones. A maioria das pessoas de negócios passa as melhores horas dos seus dias ocupadas com coisas irrelevantes. Os líderes são completamente diferentes. Eles sabem que movimento é diferente de progresso.  Use os seus primeiros 90 minutos de trabalho no seu projeto mais importante.

 

 9. As “vítimas” não fazem nada relevante.

As “vítimas” criam desculpas, enquanto os líderes proporcionam resultados excecionais. É possível detetar uma vítima a milhas de distância: este tipo de pessoas culpa, reclama da vida em geral e  são habitualmente negativos.  O dia de hoje – e cada um que se segue até ao resto de sua vida – oferece uma plataforma de possibilidades.

 

10. A vida é curta, faça bom uso do tempo!

Ser verdadeiramente um líder não tem nada a ver com o ego, o aplauso e a fama. Ser um líder é fazer contribuições fenomenais que tornem o mundo melhor e ser capaz de marcar a diferença. Liderar é servir. E ser útil.

 

E qual é o seu insight inspirador? Partilhe connosco.

 

Visite a nossa área de Formação em Liderança.


Fonte: Insights inspirados em Robin Sharma.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Pedro Cabral Desde 3 anos

O fracasso faz parte do sucesso, deixe as suas pessoas errarem só assim vão crecer e desenvolver-se, é preciso lembrar que a organização muda com o que fazemos e não com o que dizemos

Resposta
Avatar

Denise Santos Desde 3 anos

O lider deve promover um gestão aberta, com regulares trocas de ideias e informações, o que propicia um ambiente de trabalho positivo e motivador. As opiniões de todos deve ser valorizada.

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 2 anos

Obrigada pela partilha de opinião, Pedro Cabral. 🙂
Esperamos que continue a acompanhar a nossa partilha de conhecimento aqui no blog de Liderança e Management.

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 2 anos

Obrigada pela partilha de opinião, Denise Santos.
Esperamos que continue a acompanhar a nossa partilha de conhecimento aqui no blog de Liderança e Management.

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe