Incerteza e Mudança: O Mundo não volta a ser o mesmo

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

A incerteza e a mudança são dois conceitos que se relacionam e que fazem parte do quotidiano mundial. Para prepararmos o presente temos de observar as tendências passadas e analisar as perspetivas do futuro. O mundo está cada vez mais sistémico e temos de nos adaptar às mudanças.

 

S7-BLOG-LID-680X250

 

Incerteza e Mudança

A incerteza e a mudança são dois conceitos que se relacionam e que fazem parte do quotidiano mundial. Para prepararmos o presente temos de observar as tendências passadas e analisar as perspetivas do futuro.

 

O consumo de energia e o fenómeno Tesla

S7-BLOG-LID-energia-solarObservemos o fenómeno Tesla e veremos que o mundo automóvel não voltará a ser o mesmo, alterações são sistémicas e têm consequências em diversas áreas da humanidade. A nível mundial os automóveis são fortes consumidores de energia, a tendência passada é o consumo de derivados de petróleo, atualmente perspetivamos, no futuro um consumo maioritariamente elétrico. Os países começam a apostar nas chamadas “farms” de energia solar (grandes espaços desertos com placas solares para armazenarem energia). Esta aposta em energias “limpas” e chamadas renováveis permitem um avanço nos desafios mundiais relacionados com o “Desenvolvimento Sustentável e as Alterações Climáticas” e também com a “Energia”.

S7-BLOG-LID-tesla
Os automóveis estão a transformar-se na ficção científica do passado, atualmente temos automóveis assistidos automaticamente via sensores e programas computacionais. Conseguem escolher o percurso tendo em conta as condições do terreno ou o tráfego existente. As funcionalidades são atualizadas remotamente, podem alterar a sua performance, melhorar os consumos e o seu desgaste. Desta forma melhora-se e avança-se em desafios relacionados com a “Otimização de Recursos”. Contudo é necessário ter em conta questões relacionadas com os ataques tecnológicos aos automóveis e com crimes que possam ser cometidos através da condução à distância. Só através de uma monitorização constante e da criação de políticas e legislação concertada ao nível mundial podemos criar condições para melhorar ao nível de questões como “Convergência Global de IT” ou o “Crime Organizado Transnacional”.

 

Um mundo cada vez mais sistémico...

Sabemos que queremos ter um negócio lucrativo, sustentável, eficiente, se possível que esteja no topo da tecnologia e achamos que temos de saber tudo o que se passa no mundo sob pena de perdermos o controlo e deixarmos de ser competitivos.
A questão é que se quisermos saber tudo a toda a hora ficamos com vários problemas. Excesso de informação, falta de foco, ansiedade e consequentemente más decisões. O importante é termos consciência que o mundo já não passa só pelo nosso bairro e que está cada vez mais sistémico. Temos de nos adaptar….

 

“It is not the strongest of the species that survives, but rather, that which is most adaptable to change.”
CHARLES DARWIN

O efeito dominó da mudança

Quando existe uma mudança, seja em que área for, vai ter consequências noutras áreas e essas consequências vão influenciar outras áreas. Temos cada vez mais de desenhar uma estratégia clara e definir quais os fatores que podem influenciar o nosso negócio (positiva e negativamente) e a partir daí definir indicadores de alerta. Quando os indicadores chegarem a um determinado nível o alerta é dado, nesse momento devemos ter ações e alternativas preparadas para agir rapidamente e continuarmos a ser competitivos, sustentáveis, eficientes e lucrativos.

Consulte aqui a formação na área de Management.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais