Future Wheels – Pensar a indústria, ser mais competitivo e criar novas oportunidades

Por o 12 Dezembro 2016

Apesar de, por vezes, se considerar o mapeamento do contexto uma tarefa menor, é habitual neste processo descobrirem-se fatores críticos que podem ser, uns impulsionadores, outros avassaladores para a organização. Deste modo pare se encontrarem caminhos alternativos e definir as próximas ações pode-se utilizar uma ferramenta chamada Future Wheels.

 

Future Wheels

1024px-futures_wheel_01-svgEsta é uma ferramenta que possibilita analisar e explorar os efeitos de tendências e eventos num determinado contexto, além de estruturar os possíveis impactos organizacionais. Permite visualizar relações entre eventos e dá uma perspetiva sobre diferentes caminhos a seguir. Saiba com pode inovar com um exercício de prospetiva.

 A globalização e alguns eventos mundiais, atualmente produzem o chamado efeito borboleta em mercados nacionais levando, por vezes, gestores a empreendedores à beira de um verdadeiro ataque de nervos. Estas alterações levam os decisores a questionarem-se: “Como podem tornar a sua empresa sustentável aumentando o volume de vendas, diminuindo os custos e ao mesmo tempo arrasar a competição?” ou “De que forma podem aproveitar os eventos a seu favor criando novas oportunidades?”.

Estas são questões importantes que necessitam de preparação para terem uma resposta adequada. É certo que resposta influência diretamente o sucesso ou o insucesso da organização. É por esse motivo que considero determinante utilizar ferramentas e/ou metodologias para estruturar os eventos que influenciem o contexto do mercado e da organização. Este tipo de estruturação permite encontrar soluções e alternativas às operações e estratégias atuais.

“Pessimism should be stopped. It is a cowardly intellectual position.”

Jerome C. Glenn

futurewheels_change

Apesar de, por vezes, se considerar o mapeamento do contexto uma tarefa menor, é habitual neste processo descobrirem-se fatores críticos que podem ser, uns impulsionadores, outros avassaladores para a organização. Deste modo pare se encontrarem caminhos alternativos e definir as próximas ações pode-se utilizar uma ferramenta chamada Future Wheels.

Esta é uma ferramenta que possibilita analisar e explorar os efeitos de tendências e eventos num determinado contexto, além de estruturar os possíveis impactos organizacionais. Permite visualizar relações entre eventos e dá uma perspetiva de sobre diferentes caminhos a seguir.

 

 

Quatro Passos para utilizar a ferramenta Future Wheels

A sua utilização é simples e pode ser aplicada em quatro passos:

  1. Escrever um evento/tendência ou estratégia;
  2. Definir os impactos primários e relaciona-los com o evento/tendência central, devem ser descritos todos os eventos primários antes de seguir para os secundários;
  3. Delinear os impactos secundários e liga-los aos primários; fazer o mesmo para os terciários, devem ser descritos todos os eventos secundários antes de seguir para os terciários;
  4. Continuar o processo até as implicações do evento/tendência ou da estratégia serem claros.

 

De modo a identificar impactos e consequências é importante responder às seguintes questões:

  • Se este evento acontecer o que pode acontecer como consequência?
  • O que pode ocorrer, quais são os impactos e as consequências?

Por forma e entender melhor o produto final apresento aqui a future wheel com as consequências e oportunidade do desemprego jovem. A partir desta definição é possível iniciar uma discussão sobre as opções estratégicas a seguir.

A utilização desta ferramenta permite criar um mapa das consequências e implicações de determinadas ações, desta forma toda a camada de gestão tem a mesma imagem mental do negócio e do sistema que afeta a organização, podendo assim criar uma discussão consistente sobre as opções estratégicas e as decisões que vão afetar a organização de modo a arrasar a competição!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe