Leituras recomendadas em management, liderança e coaching 3/4

Por o 19 Agosto 2015

Lista de 40 obras essenciais na área de RH, dirigida a todos os que se interessam pelo desenvolvimento do capital humano, liderança, management e coaching. Acompanhe a lista com a sugestão de mais 10 leituras essenciais.


livrosReuni numa lista de leituras recomendadas, 40 obras essenciais na área de RH, dirigida a todos os que se interessam pelo desenvolvimento do capital humano, liderança, management e coaching.

Acompanhe a lista com a sugestão de mais 10 leituras essenciais.

 

10 leituras recomendadas

 

21. Título: Competence at Work: Models for Superior Performance

Autor: Lyle Spencer & Sygne M. Spencer

Ano: 1993

Obra fundamental sobre a Gestão das Competências, da autoria de dois dos protagonistas da escola de McClelland. Entre outras contribuições, o livro apresenta o famoso diagrama do Iceberg que se tornou numa das referências “clássicas” na classificação dos diferentes tipos de competências.

 

22. Título: Reengineering The Corporation: A Manifesto for Business Revolution

Autor: Michael Hammer & James A. Champy

Ano: 1993

Escrito como um guia para a transformação das empresas através da reestruturação e recomposição profundas de processos críticos, da estrutura organizacional e dos sistemas de gestão, este livro introduz o conceito de “reengenharia” que constituiu um dos ícones da gestão dos anos 90.

 

23. Título: The Motivation to Work

Autor: Frederick Herzberg, Bernard Mausner & Barbara Bloch Snyderman

Ano: 1993

Obra de atualização, aprofundamento e generalização da teoria motivacional dos dois fatores de Herzberg.

 

24. Título: Emotional Intelligence

Autor: Daniel Goleman

Ano: 1995

Através deste livro, Daniel Goleman contribuiu decisivamente para a generalização e, mesmo, popularização, da Inteligência Emocional, sustentando que se trata de um conjunto de competências que, não sendo geneticamente determinadas, podem ser aprendidas, desenvolvidas e modificadas através da formação e do treino prático.

 

25.Título: The Knowledge Creating Company

Autor: Ikujiro Nonaka & Hirotaka Takeuchi

Ano: 1995

A partir de uma pesquisa sobre as dinâmicas dos processos de inovação em empresas japonesas, os autores centram este livro num tema que está verdadeiramente na “fronteira do management”: os processos através dos quais as empresas adquirem valor competitivo através da criação de “conhecimento de valor acrescentado”.

 

26. Título: Leading Change

Autor: John P. Kotter

Ano: 1996

Enfatizando que a “liderança da mudança” é a competência fundamental dos líderes do futuro, este livro identifica um processo em 8 etapas para a eficaz concretização dos processos de mudança, explicando as razões que podem conduzir ao sucesso… e também aquelas que podem gerar alguns fracassos.

 

27. Título: Self-Efficacy – The Exercise of Control

Autor: Albert Bandura

Ano: 1997

Uma obra profunda e académica sobre o conceito de “autoeficácia” e as suas aplicações e expressões em diversos domínios. O livro constitui uma contribuição fundamental para o campo da psicologia, com profundas implicações nos domínios da motivação e da gestão das pessoas.

 

28. Individualized Corporation: A Fundamentally New Approach To Management

Autor: Christopher A. Bartlett , Sumantra Ghoshal
Ano: 2000

Baseado em seis anos de pesquisa e centenas de entrevistas com os gestores de empresas como a Intel, ABB, Canon, 3M, e McKinsey, este livro explora o colapso de uma corporação antiquada e revela o surgimento de uma gestão fundamentalmente diferente com base no poder do indivíduo de criação de valor para a empresa e na importância da individualidade na gestão.

29. Título: Management Challenges for the 21st Century

Autor: Peter F. Drucker

Ano: 1999

Ter-se-á dito e escrito que Peter Drucker foi “o maior” entre os grandes gurus da gestão. As suas contribuições para a análise das complexas transformações sociais e organizacionais da passagem dos séculos XX para XXI têm sido essenciais para a compreensão dos processos da gestão moderna e demonstram a sua espantosa capacidade de visão sobre o futuro.

 

30. Título: The Inner Game of Work

Autor: Timothy Gallwey

Ano: 2000

Com alguns anos de antecipação em relação a outras importantes obras sobre o tema, Tim Gallwey demonstra a importância da atenção concentrada como elemento central da produtividade e como o “desejo ardente” constitui o verdadeiro driver da atenção.

 

 

Na próxima semana partilharei mais 10 obras, num total de 40 leituras fundamentais na área de RH.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe