Leituras recomendadas em management, liderança e coaching 2/4
Por Mário Ceitil o 4 Agosto 2015
A lista de leituras fundamentais nos domínios de management, liderança e coaching continua com a indicação de mais livros 10 fundamentais na área de RH.
No artigo anterior iniciei a lista de leituras fundamentais nos domínios de management, liderança e coaching que continua com indicação de mais livros 10 que considero fundamentais na área de RH.
10 leituras recomendadas
11. Título: The Situational Leader
Autor: Paul Hersey
Ano: 1985
Nesta obra, Paul Hersey apresenta, de forma sistematizada e detalhada, o famoso modelo de “Liderança Situacional” que, ainda hoje, é seguido por empresas em todo o mundo para a formação dos seus líderes.
12. Título: Human Motivation
Autor: David C. McClelland
Ano: 1985
Neste livro, McClelland enuncia os fundamentos da sua teoria da motivação, apresentando a vontade de exercer o poder e a motivação pelo sucesso (need of achievement) como duas forças poderosamente mobilizadoras dos comportamentos humanos.
13. Título: The Leadership Challenge
Autor:James M. Kouzes & Barry Posner
Ano:1987
27 anos após a sua primeira edição, este livro continua a ser por muitos considerado como “um dos melhores guias para liderar com sucesso” que alguma vez foi escrito.
14. Título: On Becoming a Leader
Autor: Warren Bennis
Ano: 1989
O próprio título deste livro consubstancia um novo paradigma nas conceções sobre a liderança: os líderes não nascem líderes, mas podem “tornar-se” líderes através da aprendizagem e do desenvolvimento das competências de liderança.
15. Título: Minztberg on Management
Autor: Henry Mintzberg
Ano: 1989
Obra fundamental de um dos mais influentes autores na área da gestão.
16. Título: The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization
Autor: Peter M. Senge
Ano:1990
Num mundo cada vez mais complexo e instável, a aprendizagem contínua torna-se um imperativo fundamental de sobrevivência e de progresso, não só para as pessoas, individualmente consideradas, como também para as organizações. Neste livro, Peter Senge explora ainda uma das principais competências dos gestores modernos: o pensamento sistémico.
17. Título: Flow – The Psychology of Optimal Experience
Autor: Mihaly Csikszentmihalyi
Ano: 1990
Durante mais de duas décadas Mihaly Csikszentmihalyi estudou os estados psicológicos da “experiência ótima”, demonstrando que aquilo que torna as experiências genuinamente satisfacientes é um estado de consciência designado por flow, um estado de concentração tão focalizado que leva a uma concentração total no exercício de uma atividade.
18. Título: Coaching for Performance
Autor: John Withmore
Ano: 1992
Neste livro o autor define os objetivos e os métodos do coaching, que vem a tornar-se num novo e poderoso domínio de intervenção orientada para o desenvolvimento do potencial humano.
19. Título: Managing for the Future
Autor: Peter F. Drucker
Ano: 1992
As lições do mestre da gestão sobre os poderosos impactos da sociedade do conhecimento na transformação dos paradigmas de pensamento e nas práticas do Management.
20. Título: Multiple Intelligences
Autor: Howard Gardner
Ano: 1993
Obra fundamental do século XX, as investigações de Howard Gardner tiveram um profundo impacto em todos os domínios das ciências sociais, demonstrando que o conceito de Inteligência, em vez de ser uma entidade monolítica e unidimensional como os modelos clássicos sustentavam, é, pelo contrário, uma realidade muito mais complexa e multidimensional.
Na próxima semana a lista continua… Acompanhe as nossas sugestões de leitura.
Deixe um comentário