Leituras recomendadas em management, liderança e coaching 2/4

Por o 4 Agosto 2015

A lista de leituras fundamentais nos domínios de management, liderança e coaching continua com a indicação de mais livros 10 fundamentais na área de RH.


No artigo anterior iniciei a lista de leituras fundamentais nos domínios de management, liderança e coaching que continua com indicação de mais livros 10 que considero fundamentais na área de RH.

10 leituras recomendadas

livros2

11. Título: The Situational Leader

Autor: Paul Hersey

Ano: 1985

Nesta obra, Paul Hersey apresenta, de forma sistematizada e detalhada, o famoso modelo de “Liderança Situacional” que, ainda hoje, é seguido por empresas em todo o mundo para a formação dos seus líderes.

 

12. Título: Human Motivation

Autor: David C. McClelland

Ano: 1985

Neste livro, McClelland enuncia os fundamentos da sua teoria da motivação, apresentando a vontade de exercer o poder e a motivação pelo sucesso (need of achievement) como duas forças poderosamente mobilizadoras dos comportamentos humanos.

 

13. Título: The Leadership Challenge

Autor:James M. Kouzes & Barry Posner

Ano:1987

27 anos após a sua primeira edição, este livro continua a ser por muitos considerado como “um dos melhores guias para liderar com sucesso” que alguma vez foi escrito.

 

14. Título: On Becoming a Leader

Autor: Warren Bennis

Ano: 1989

O próprio título deste livro consubstancia um novo paradigma nas conceções sobre a liderança: os líderes não nascem líderes, mas podem “tornar-se” líderes através da aprendizagem e do desenvolvimento das competências de liderança.

 

15. Título: Minztberg on Management

Autor: Henry Mintzberg

Ano: 1989

Obra fundamental de um dos mais influentes autores na área da gestão.

 

16. Título: The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization

Autor: Peter M. Senge

Ano:1990

Num mundo cada vez mais complexo e instável, a aprendizagem contínua torna-se um imperativo fundamental de sobrevivência e de progresso, não só para as pessoas, individualmente consideradas, como também para as organizações. Neste livro, Peter Senge explora ainda uma das principais competências dos gestores modernos: o pensamento sistémico.

 

17. Título: Flow – The Psychology of Optimal Experience

Autor: Mihaly Csikszentmihalyi

Ano: 1990

Durante mais de duas décadas Mihaly Csikszentmihalyi estudou os estados psicológicos da “experiência ótima”, demonstrando que aquilo que torna as experiências genuinamente satisfacientes é um estado de consciência designado por flow, um estado de concentração tão focalizado que leva a uma concentração total no exercício de uma atividade.

 

18. Título: Coaching for Performance

Autor: John Withmore

Ano: 1992

Neste livro o autor define os objetivos e os métodos do coaching, que vem a tornar-se num novo e poderoso domínio de intervenção orientada para o desenvolvimento do potencial humano.

 

19. Título: Managing for the Future

Autor: Peter F. Drucker

Ano: 1992

As lições do mestre da gestão sobre os poderosos impactos da sociedade do conhecimento na transformação dos paradigmas de pensamento e nas práticas do Management.

 

 20. Título: Multiple Intelligences

Autor: Howard Gardner

Ano: 1993

Obra fundamental do século XX, as investigações de Howard Gardner tiveram um profundo impacto em todos os domínios das ciências sociais, demonstrando que o conceito de Inteligência, em vez de ser uma entidade monolítica e unidimensional como os modelos clássicos sustentavam, é, pelo contrário, uma realidade muito mais complexa e multidimensional.

 

Na próxima semana a lista continua… Acompanhe as nossas sugestões de leitura.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe