Redefinir o futuro da aprendizagem e desenvolvimento através do Referencial 70:20:10

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

Os responsáveis de desenvolvimento têm de acompanhar as profundas mudanças estruturais a que assistimos, dando apoio e suporte à aprendizagem e à melhoria constante da performance nas organizações. O referencial 70:20:10 oferece novas possibilidades a esta realidade.

 

Num mundo em constante mudança, o referencial 70:20:10 está a criar um novo futuro para os responsáveis de formação e desenvolvimento, contribuindo para que esta função reforce a sua relevância para a performance das organizações.

[caption id="attachment_1624" align=aligncenter width=680]70:20:10 Institute[/caption]

 

Vivemos tempos de mudanças profundas…

É tempo de mudar a forma como encaramos e abordamos a aprendizagem organizacional.

Os gestores e líderes esperam cada vez mais resultados tangíveis por parte dos profissionais das áreas de RH, Desenvolvimento e Formação (L&D) tendo como objetivo apoiar a estratégia organizacional.

Se (o leitor) falar com outros profissionais experientes da sua organização provavelmente vai constatar que têm a mesma visão. De forma geral, as organizações estão focadas em ações que se transformarem em resultados.

 

Foco nos resultados efetivos da aprendizagem e formação

Por um lado, verifica-se que a maioria dos nossos líderes não está particularmente interessada em aprender por si só, mas, por outro lado, todos os líderes são apaixonados pelos resultados efetivos da aprendizagem e formação – traduzido numa melhoria do desempenho individual, de equipa e a nível organizacional.

Os profissionais de L&D precisam ter presente este aspeto e atuar de forma a apoiar e dar suporte a uma melhoria no desempenho, acompanhando a velocidade a que ocorrem as transformações nas organizações. É essencial aprender e atuar face às exigências atuais do negócio e à velocidade com que acontecem as mudanças nas organizações.

Os profissionais responsáveis pelas áreas de RH, Formação e Desenvolvimento que adotarem estratégias de sucesso para alcançar este objetivo serão bem-sucedidos.

Os líderes (destas áreas) que são orientados para o futuro também sabem que a divulgação de atividades de aprendizagem e formação que enviam para os seus parceiros de negócio não demonstram o seu real valor. Os seus colegas/parceiros de negócio estão interessados ​​em resultados, não em processos.

 

Trabalhar e aprender estão interligados

O trabalho nunca antes foi tão dependente da aprendizagem contínua efetiva. Para grande parte dos profissionais, o trabalho é a aprendizagem. Sem uma integração total da aprendizagem e do trabalho, ficaremos atrasados ​​face às expectativas dos nossos clientes e, no mundo comercial, ficaremos um passo atrás dos nossos concorrentes.

Assim, os responsáveis de L&D de sucesso precisam adotar novas abordagens para trabalhar e aprender com os seus stakeholders e parceiros de negócio dentro da organização. Para fazer isso, estes profissionais precisam entender os principais objetivos organizacionais, as principais expectativas de desempenho e as causas dos gaps no desempenho. Os profissionais de L&D devem colaborar com os vários stakeholders na organização para arquitetar soluções de desempenho que permitam apresentar melhorias ao nível da performance global.  Para alcançar este objetivo, os Profissionais de L&D devem possuir competências de “Performance Detective” e “Performance Architect”. Mas sobre isto falaremos num próximo artigo.

Referencial-702010

A abordagem 70:20:10

A abordagem 70:20:10, quando bem implementada, constitui um quadro de referência perfeito para ajudar os profissionais de L&D a acrescentar valor à sua função e assegurar um impacto mensurável e significativo nos resultados da sua organização.

O referencial 70:20:10 coloca o foco no desempenho e requer novas formas de pensar, novas práticas e novas habilidades e papéis. Num próximo artigo iremos abordar os 5 novos papeis do profissional de L&D. O 70:20:10 Expert Programme ajuda-o a dominar estes papéis e a usá-los consistentemente de forma a criar valor nas organizações. Saiba mais sobre este Programa de Desenvolvimento que começa já no dia 17 de outubro de 2017.

 


Texto de adaptado do original de Charles Jennings, Jos Arets & Vivian Heijnen do 70:20:10 Institute.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais