Liderança 4.0 – Será que está preparado?

Consultores Cegoc

Numa era cada vez mais tecnológica e plena de complexidade, os desafios a uma liderança eficaz são mais do que muitos. Porque se a tecnologia evolui, também o pensamento das pessoas nas organizações tem que evoluir... Sabe quais são os aspetos absolutamente fundamentais do mindset de um líder da era 4.0?

 

S5-BLOG-LID-680X250

A rápida evolução tecnológica está a revolucionar muitos aspetos do mundo e lidar com todas estas mudanças, principalmente para quem nasceu em outra geração, nem sempre é fácil ou intuitivo.

Conceitos como Internet das Coisas (IoT), robótica, Inteligência Artificial ou Data Management não nos deram sequer tempo de os compreender, de tão rápida que foi a sua intrusão no dia-a-dia da indústria – e, consequentemente, na nossa vida. A Indústria 4.0 chegou e veio para ficar. Será que os líderes estão preparados para acompanhar este processo?

 

Para uma indústria 4.0, líderes 4.0

Para entender a liderança 4.0 é importante saber as três anteriores etapas:

  • Líder 1.0 – É o líder pós-revolução industrial, cujo objetivo era maximizar os sistemas de produção, conseguindo mais e melhor;
  • Líder 2.0 – Fase seguinte, em que era exigido, mais que preocupado com quantidade, um líder preocupado com a qualidade e desempenho da organização e da sua oferta;
  • Líder 3.0 – O empresário em busca da oportunidade. Surgiram a internet, as novas tecnologias… e os líderes tiveram que procurar novas oportunidades de negócio adaptadas a este tempo, com o objetivo de tirar partido das tecnologias;

 

O Líder 4.0

Atualmente os processos de produção estão mais automatizados, sistematizados e eficientes, o que conduz a alterações profundas no desempenho humano e naquilo que os líderes esperam dos seus colaboradores.

A caça ao talento, a ausência de barreiras entre as vidas pessoal e profissional, o caos do dia-a-dia e a procura desenfreada de resultados, numa era cada vez mais tecnológica, exigem líderes que saibam responder a estas exigências. Porque se a tecnologia evolui, também o pensamento das pessoas nas organizações tem que evoluir, e ficar parado no tempo na expetativa de que o amanhã seja igual a hoje não é opção. Numa época plena de complexidade, o trabalho em equipa é mais importante que nunca, e é aqui que os líderes 4.0 vão fazer a diferença.

 

Os 3 aspetos absolutamente fundamentais do mindset de um líder 4.0:

  • Talento

Mais que caçar os melhores talentos, é importante saber potenciá-los. Dedique tempo aos seus colaboradores, converse com eles, estabeleça uma relação. Lembre-se que uma simples troca de palavras de motivação pode aumentar a produtividade e o sentimento positivo dos trabalhadores.

  • Comunicação

A pressão para gerar resultados é enorme dentro das organizações, e o papel do líder também é contrariar o caos e o ambiente frenético que as pessoas sentem na sua vida profissional. Saber comunicar é um aspeto muito importante para gerar envolvimento, pertença à comunidade e estarem todos alinhados diariamente.

  • Mudança

Mais importante do que o líder que sabe mudar, é o líder que sabe conduzir a sua equipa num processo de mudança. Não se esqueça que na era 4.0 todos os dias o mundo está diferente, e que quando você dá um passo para a frente, tem que levar os seus colaboradores consigo. Seja sempre transparente e explique às pessoas o que devem fazer para o acompanhar. E não deixe ninguém para trás.

 


Formações sugeridas:

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais